Rui destaca políticas públicas de Maceió em seminário do Unicef

Rui Palmeira no encerramento da Plataforma dos Centros Urbanos 2013 – 2016. Foto: Secom Maceió
Rui Palmeira no encerramento da Plataforma dos Centros Urbanos 2013 – 2016. Foto: Secom Maceió

Os avanços das políticas públicas de Maceió nos últimos três anos voltadas ao público infantojuvenil, a exemplo da melhoria do Ideb e redução da taxa de analfabetismo, foram compartilhados nesta quarta-feira (07) pelo prefeito Rui Palmeira, no encerramento da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU)2013 – 2016: Construindo Cidades Melhores para Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA) e reuniu representantes de cidades comprometidas com a PCU do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), técnicos e gestores ligados ao desenvolvimento de políticas para o público infanto-juvenil.

Rui Palmeira assinou em novembro de 2013 o termo de parceria com o Unicef para implantação da Plataforma, ciclo 2013-2016, na capital alagoana, reforçando o compromisso de sua gestão com as políticas de atenção à criança e ao adolescente.

“Nós trabalhamos e conseguimos aumentar o Ideb no 4º e 5º anos, que subiu de 4,1, registrado em 2013, para 4,4 em 2015. Já o índice do 8º e 9º ano passou de 2,3, em 2011, para 3,4, em 2015. Também entregamos 10 novas creches, novas praças e quadras, reformamos e construímos escolas, além da implantação do ensino em tempo integral”, pontuou Rui.

“Ainda temos muitos desafios, mas durante o ciclo da PCU em Maceió, tivemos grandes conquistas nas áreas da saúde, educação, proteção e inclusão social, cultura, esporte e meio ambiente”, reforçou o prefeito.

De acordo com a secretária executiva do Gabinete do Prefeito e coordenadora da iniciativa na capital alagoana, Juliana Vergetti, com a definição da linha de base foi possível identificar as cinco regiões administrativas prioritárias, conforme os indicadores de cada território, que deveriam receber as ações da PCU abrangendo 30 bairros da capital.

“Sabemos que o trabalho é complexo e intenso para assegurar a redução dos índices de desigualdades sociais, no que se refere aos direitos das crianças e adolescentes da capital alagoana, porém temos um grupo de trabalho incansável que está comprometido em promover uma sociedade mais justa e igualitária para nossas crianças e adolescentes maceioenses”, complementou a secretária.

 Plataforma levou oito capitais brasileiras a implantar metodologias e atividades para melhorar indicadores preocupantes nas cidades, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a taxa de homicídios de adolescentes e a taxa de morte por causas externas.

Em Maceió, participaram da iniciativa o Conselho Municipal do Direito da Criança, uma rede de adolescentes dos territórios, um comitê local com técnicos de pelo menos 12 secretarias do poder público municipal, entre elas Saúde, Educação, Defesa Civil e Esporte, além do Unicef.

“Durante esse período, a comissão elegeu os territórios que necessitavam de ações prioritárias. Cinco deles, que atendem os bairros do Vergel, Bom Parto, Fernão Velho, Tabuleiro, Benedito Bentes e Ipioca, foram concebidos como prioritários e trabalhados para garantir um ambiente igualitário e adequado ao nosso público infantojuvenil”, enfatizou a secretária.

A PCU

A PCU é uma contribuição do Unicef na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso à educação de qualidade, à saúde, à proteção e a oportunidade de participação.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos