Governador vai reforçar solicitação de transferência de presos

Agência AlagoasRenana Filho (PMDB)

Renana Filho (PMDB)

O governador Renan Filho vai reforçar ao Ministério da Justiça seu pedido de transferência de presos de alta periculosidade. O encontro com o ministro Alexandre Moraes deve ocorrer em breve e lá o governador alagoano reforçará sua cobrança, que não teve resposta ainda do MJ. Renan Filho confirma, inclusive, a possibilidade da construção de um novo presídio em Alagoas.

A vinda do Exército para auxiliar na revista do sistema penitenciário é bem-vinda, na avaliação do governador. Ele confirmou que homens do Exército já visitaram as unidades prisionais para criar um planejamento de como atuar eficazmente na vistoria do sistema.

“Vou pedir ao ministro a transferência de presos de alta periculosidade. Eu já solicitei e não foi deferido ainda. Eles têm vagas sobrando nos presídios federais. Essas coisas precisam ser discutidas claramente. Se eles têm vagas sobrando nos presídios federais, e no Brasil inteiro tem vaga faltando, vamos ter que discutir isso”, afirmou Renan Filho.

Em paralelo a este pleito do governador, o Estado se prepara para ampliar as vagas nos presídios alagoanos. Com o apoio do Governo Federal, Alagoas vai ampliar mais 300 vagas no presídio de segurança máxima – recém-aberto; Cadeião e Cyridião Durval também terão vagas extras graças a este empenho conjunto. O governador adiantou que o cercamento de todo o sistema prisional será viabilizado, além da possível construção de um novo presídio, em algum lugar de Alagoas – ainda em estudo.

Enfrentamento

Na manhã desta sexta-feira, 27, Renan Filho explicou que as forças de Segurança Pública ocuparam na quinta-feira, 26, três bairros da capital para garantir segurança à população. Cidade Sorriso, no Benedito Bentes; Dique Estrada; além da Grota do Rafael, no Jacintinho, estão com reforço no policiamento ostensivo da Polícia Militar.

“Estamos trabalhando diariamente dentro dos presídios para evitar que conflitos entre facções cheguem as ruas. O que está acontecendo nas ruas? Uma série de áudios determinando queima de ônibus, vandalismo em agências bancárias. Vamos seguir trabalhando firme e neste novo cenário, também devemos apresentar um novo cenário na Segurança. O Estado está vivo, está atento, e buscando se antecipar aos fatos”, comentou o governador Renan Filho.

Os acusados dos ataques aos ônibus foram identificados e presos, a cúpula da SSP vai apresentá-los brevemente. Renan Filho enfatizou que “o que não há em Alagoas é inércia. Aqui em Alagoas se trabalha diariamente para se antecipar os casos”, pontuou o governador.

Sobre as mudanças no comando de batalhões da PM, o gestor esclareceu que as trocas de comando são naturais e ocorrem constantemente, sem alarde.

“Trocar comando na Segurança Pública é rotineiro. Se não troca, há uma natural acomodação. É natural que haja o giro. A Secretaria de Segurança tem autonomia para substituir comando há qualquer comando, de acordo com o momento; aquele que melhor pode ocupar aquela função naquele momento”, explicou Renan Filho, lembrando que em 2017, fará sim concurso público para mil homens da Polícia Militar.
Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos