Evento com Monja Budista acontece no mês de Maio em Maceió

O despertar das nossas qualidades como forma de viver melhor

DivulgaçãoFoto 09-06-14 08 24 16

Estará em visita a Maceió a Ven. Ani Zamba Chözom, uma das primeiras mulheres ocidentais a ser ordenada monja budista, para uma série de ensinamentos e um retiro, voltados a estimular o indivíduo a perceber a si mesmo e suas qualidades positivas através da meditação.

De alguns anos para cá as pessoas vem percebendo que sua forma de lidar com a vida está bem longe de gerar a tão desejada felicidade. Movendo-se de um desejo para o outro, permanece um sentimento claro de insatisfação, mesmo quando se obtém o que é desejado. Aos poucos, vem-se percebendo que a resposta para isso não está fora, em ter algo ou não, mas na nossa própria mente e como ela experiencia o que surge. A ciência, após estudos com vários monges budistas, que meditam habitualmente, atestou que a meditação gera maior concentração e clareza, induzindo estados de relaxamento e bem estar.

Esclarece Ani Zamba que “nossa percepção no presente é baseada em hábitos e tendências, que agem como filtros, distorcendo a forma como as coisas aparecem para nós”. “Nossa prática é enfraquecer esses hábitos de percepção, introduzindo a possibilidade de ver de um modo diferente”, diz.

“Como sempre digo no começo de meus ensinamentos – nós não podemos experienciar nada na vida sem a mente interpretar isso de um certo modo – então isso significa que a mente é a fonte de toda experiência, não importa o quê”, enfatiza.

Há mais de 47 (quarenta e sete) anos ela dedica-se a ensinar e vivenciar esses milenares ensinamentos do budismo. Na índia trabalhou com Madre Tereza de Calcutá, tendo convivido com grandes mestres como o Dalai Lama, entre tantos outros elevados mestres do último século.

Seu modo de ensinar enfoca que a espiritualidade é a forma como vemos a vida, e que tudo que experienciamos é trabalhável. E conclui: “a espiritualidade é o caminho do despertar, e a própria vida nos fornece o combustível para nossa prática. Se aproveitarmos a oportunidade que se apresenta através da atenção plena e do vislumbre sobre a natureza dos fenômenos, esta será uma oportunidade que se nos apresentará a todo instante.”

Atualmente, morando no Brasil, Ani Zamba desenvolve um projeto social em Minas Gerais (Alagoa), chamado Ati Ling, local em que será construído um centro de retiros de meditação, direcionado à vivência dos potenciais humanos através de estudos, contemplação e práticas. Seguindo as orientações, ensina essa linhagem ininterrupta de 2500 anos do budismo, no Brasil e em diversos países.

Para conhecer um pouco suas idéias, e perceber o funcionamento de nossa mente, está disponível para venda o livro de sua autoria “A dança das emoções”, que reúne também uma série de técnicas meditativas.

A programação em Maceió compreende os dias 5 a 10 de maio de 2017, que inclui um curto retiro e palestras, cujas informações podem ser obtidas através do telefone/whatsapp n° (82) 99958-5416 e pelo email dipamkaramaceio@gmail.com (Site http://dipamkaramaceio.blogspot.com).

PROGRAMAÇÃO

Dia 08/05/2017 (Segunda)- 19h – palestra: “O que significa ser livre? Compreendendo a liberação.” – na LUMEN – Av. Professor Sandoval Arroxelas, 357, Ponta Verde. Contribuição: R$ 50,00 (cinquenta reais).

Dia 10/05/2017 (Quarta) – 19h – palestra: “Usando a confusão como caminho para o despertar” – na LUMEN – Av. Professor Sandoval Arroxelas, 357, Ponta Verde. Contribuição: R$ 50,00 (cinquenta reais).

De 05 a 07 de maio – Retiro – “Os 3 pontos essenciaisque atingem o coração – Visão, Meditação e Conduta” de Garab Dorje, a ser realizado em Ipioca, no Sítio Carababa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos