Saúde e hospitais iniciam acordo para retomada de cirurgias na área de urologia

Ascom/Defensoria PúblicaHospitais e Saúde firmam acordo para cirurgia

Hospitais e Saúde firmam acordo para cirurgia

Representantes dos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde e as secretarias de Saúde do Município de Maceió e do Estado chegaram a um acordo sobre os valores para realização dos procedimentos cirúrgicos de urologia, durante reunião conduzida pelo coordenador do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública, Daniel Alcoforado, ocorrida nesta quinta-feira (18), da sede da instituição.

Durante a reunião, os hospitais apresentaram proposta de valores referentes aos gastos médicos para realização dos procedimentos, incluindo os honorários médicos, despesas hospitalares e materiais cirúrgicos (OPME) que foi analisado pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

As secretarias de saúde se comprometeram a apresentar, em reunião marcada para a próxima sexta-feira (26/05), o quantitativo de recursos que serão aplicados para os procedimentos cirúrgicos, com a finalidade de quantificar o teto de procedimentos que serão ofertados a população pelos gestores e para assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto pela Defensoria.

Diversos procedimentos cirúrgicos nas áreas de urologia, especificamente cirurgia de câncer de próstata e rim, nefrolitotripsia percutânia e ureterolitotripsia, estão suspensos há alguns meses pelo SUS. Visando garantir o retorno da oferta dos procedimentos e evitar a necessidade de uma ação judicial, a Defensoria convocou os representantes de hospitais e das secretarias de saúde a fim de solucionar o problema.

A reunião de hoje contou com a presença dos representantes das Secretarias Estadual da Saúde e do município de Maceió e dos hospitais Sanatório, Santa Casa de Maceió, do Açúcar, além de médicos urologistas e representantes da Sociedade Brasileira de Urologia.

 

Fonte: Ascom/Defensoria Púlica

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos