Sem notificação oficial, Sinteal mantém paralisação na rede municipal de ensino

João Urtiga/Alagoas24horasMaria Consuelo, presidente do Sinteal

Maria Consuelo, presidente do Sinteal

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) manteve a mobilização programada para esta segunda-feira (24), primeiro dia oficial de greve, a despeito da decisão proferida pela justiça estadual, que considerou a paralisação ilegal. A decisão foi proferida pelo desembargador Fernando Tourinho, nesse domingo (23), surpreendendo os grevistas.

A presidente do Sinteal, Maria Consuelo, se mostrou “impressionada” com a agilidade da justiça em proferir a decisão em um domingo à tarde. “A Justiça é muito ágil para decidir ilegalidade de greve, mas não tão ágil quando o pleito são dos direitos dos trabalhadores”, avaliou. Na mobilização de hoje está prevista uma caminhada até a Secretaria de Finanças.

Maria Consuelo avaliou ainda que a principal ilegalidade está sendo cometida pelo município, que está descumprindo a lei do piso, além de não ter concedido o reajuste de 7.64% na data-base da categoria. A sindicalista informou que cerca de 4.500 professores da rede municipal de ensino suspenderam as suas atividades e que após serem notificados oficialmente da decisão judicial, a categoria deverá se reunir em nova assembleia para decidir os rumos da mobilização.

Na última semana, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) já havia anunciado que iria acionar a justiça contra o funcionalismo em caso de greve. Palmeira apresentou proposta de reajuste zero aos servidores.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos