Estação Ambiental Cinturão Verde adota a prática dos jardins verticais em sua estrutura física

Jardim vertical do Cinturão é o primeiro do Brasil a utilizar cascas de arroz carbonizadas como substrato

DivulgaçãoJardim vertical Cinturão Verde

Jardim vertical Cinturão Verde

A Estação Ambiental Cinturão Verde da Braskem, em Maceió inovou e implantou um jardim vertical nas paredes externas de sua sede administrativa e auditório. O trabalho de implantação foi iniciado há três meses e contou com o plantio de cerca de 2 mil mudas de espécies como singônio e rússelia, em vasos reciclados de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) dispostos verticalmente. Até a próxima sexta-feira (04), o jardim, que passa por uma fase de ajustes, será concluído e trará diversos benefícios para quem convive no ambiente.

Além  da transformação estética da arquitetura da  sede administrativa e auditório da Estação Ambiental, o jardim , que tem cerca de 120m²,  tem a função de integrar o espaço físico construído  com a paisagem da mata preservada no Cinturão Verde. Além disso, e não menos importante,  o jardim também vai permitir uma maior  captação de CO2 e ajudar a reduzir a temperatura das áreas internas do Cinturão Verde.

De acordo com Michel Marcante, representante da Casa Viva arquitetura sustentável, empresa responsável pela implantação do projeto, todo o sistema de irrigação das plantas será automático, feito por meio de uma solução nutritiva composta por água e sais minerais. Como substrato, no lugar de terra, serão utilizadas cascas de arroz carbonizadas, o que torna o projeto pioneiro no Brasil. Marcante também falou sobre a importância da instalação do jardim vertical para quem visitar a Estação Ambiental  Cinturão Verde.

“Não conheço outra iniciativa semelhante no país. É um projeto totalmente sustentável que vai permitir não somente deixar aquele espaço mais bonito e diminuir o calor, mas também fazer com que as pessoas que visitem o local possam perceber o uso do plástico em diversas aplicações, inclusive nos projetos de paisagismo, como é o caso do jardim vertical”, frisou Michel Marcante.

Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, destacou que  “o jardim vertical é  mais um projeto que estamos implantando no Cinturão Verde que  exemplifica a utilização do plástico como elemento construtivo. No espaço já existem implantadas telhas e piso de PVC , bancos e lixeiras de madeira plástica. Isso mostra que o plástico, nas usas mais diversas modalidades, pode ser usado  em práticas sustentáveis que colocam o meio ambiente em evidência”, concluiu.

A Estação Ambiental é um espaço aberto ao público e os agendamentos de visita podem ser feitos através do site www.braskem.com.br, no campo “contato”.

 Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA

www.linkedin.com/company/braskem

www.twitter.com/BraskemSA

Fonte: Ascom / Braskem

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos