A cada 40 segundos ocorre um suicídio no mundo, diz estudo da OMS

Ascom Santa Casaimage002

Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, sendo uma ocorrência a cada 40 segundos, com maior prevalência no sexo masculino e na faixa etária acima dos 70 anos.

O estudo revelou que o Brasil é o oitavo país em número de suicídios, com 11.821 mortes em 2012 (sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres). O país ficou atrás de Índia (258 mil óbitos), China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil).

Para discutir este polêmico tema junto aos psicólogos alagoanos, o Serviço de Psicologia e a Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió convidaram a médica psiquiatra Alexandra Sterian. Ela é professora de Psicopatologia e Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. O evento marca também as comemorações pelo Dia do Psicólogo (27 de agosto).

Para a especialista, o tabu em torno deste tipo de morte impede que famílias e governos abordem a questão abertamente e de forma eficaz. Segundo ela, aumentar a conscientização e quebrar o tabu é uma das chaves para que a sociedade progrida na luta contra esse tipo de morte.

Existe um consenso de que a maioria das discussões sobre suicídio não fornece ao profissional da saúde subsídios para instrumentalizá-lo quando clientes tentam se matar. Daí a importância de se estar atento aos fatores de risco presentes no paciente visando prevenir o problema.

A psicoterapeuta Christine Haas deixou um alerta para os profissionais da área em um artigo de 1999: “Existem dois tipos de terapeutas – aqueles que perderam um paciente por suicídio e aqueles que perderão”.

O evento

O III Simpósio de Psicologia da Santa Casa de Maceió discutiu o tema “A Práxi e Seus Desafios Clínicos: Intervenções de Saúde – do Sofrimento Psíquico a Ideações Suicidas”.

O evento reuniu profissionais da Santa Casa, psicólogos de outras instituições, acadêmicos de Psicologia e profissionais interessados.

O simpósio prossegue até às 16h30 desta sexta (25) no centro de estudos da instituição, localizado no centro da capital alagoana, na Rua Barão de Maceió.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos