Gerenciamento Costeiro inicia ação de ordenamento e fundeio de embarcações

Em Marechal Deodoro, cada barco de passeio deverá ter sua poita, ficando, assim, proibido o lançamento de âncoras sobre os recifes

Ascom / IMA-ALGerenciamento Costeiro inicia ação de ordenamento e fundeio de embarcações

Gerenciamento Costeiro inicia ação de ordenamento e fundeio de embarcações

Teve início na manhã desta quarta-feira (20) a ação de ordenamento do tráfego e fundeio de embarcações de passeios turísticos na praia do Francês, localizada no município de Marechal Deodoro. Essa ação acontece em parceria entre o setor de Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), e a Prefeitura de Marechal Deodoro.

Foi feita uma reunião embarcada com representantes de associações que realizam passeio turístico na praia do Francês.  Técnicos do Gerco/AL orientaram e informam aos representantes como o procedimento se dará e a importância da adoção das medidas para o meio ambiente.

Biólogos do IMA foram até o local e realizaram um diagnóstico no leito oceânico onde as embarcações de passeio turístico realizam fundeio em seu percurso. O objetivo é identificar os locais onde deverão ser colocadas poitas – espécie de âncora, um bloco de concreto com determinado formato para fundear.

A exigência será para que cada barco de passeio tenha sua poita. Desse modo, será proibido o lançamento de âncoras sobre os recifes, conforme preconiza a lei 9605 de Crimes Ambientais.

Ascom - IMA-ALGerenciamento Costeiro inicia ação de ordenamento e fundeio de embarcações

Gerenciamento Costeiro inicia ação de ordenamento e fundeio de embarcações

A colocação dessas poitas deverá ser acompanhada por técnicos do Gerco/AL. Os pontos de embarque e desembarque deverão ser únicos, com demarcação, para que sejam evitados conflitos com os banhistas.

Ficou estabelecido, ainda, que a Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro irá notificar os proprietários de embarcações para a confecção das poitas de amarração com bóias, que serão instaladas em locais pré-estabelecidos pelos técnicos do Gerco/AL.

Caso as poitas não sejam colocadas os proprietários poderão ser multados e enquadrados em crime ambiental.

Fonte: Ascom / IMA-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos