Parceria entre Sesau e Detran irá treinar 150 condutores do Samu

Curso terá carga horária de 16h e vai contemplar as Centrais Maceió e Arapiraca

Carla CletoCondutores socorristas do Samu serão capacitados.

Condutores socorristas do Samu serão capacitados.

Os condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) precisam sempre estar atentos para as situações que encontraram diariamente no trânsito, para transportar de maneira correta e segura os profissionais da equipe médica e os pacientes. Em busca de qualificar, ainda mais, o padrão de trabalho que vem sendo desenvolvido por esses profissionais, 150 condutores serão treinados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), graças a uma parceria firmada com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Os treinamentos, que acontecerão nos auditórios dos Núcleos de Educação Permanente (NEPs) do Samu de Maceió e Arapiraca, serão realizados durante quatro dias, com data a ser definida pela Supervisão do Samu e Direção do Detran/AL. A capacitação terá carga horária de 16 horas e, entre os temas a serem abordados, estão as últimas modificações na legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito, além de relacionamento interpessoal.

Carla CletoCondutores socorristas do Samu serão capacitados.

Condutores socorristas do Samu serão capacitados.

Dos 150 condutores que serão treinados, 112 atuam na Central Maceió e outros 38 na Central Arapiraca. De acordo com Dárbio Alvim, supervisor do Samu, os primeiros profissionais capacitados serão os que atuam no município de Arapiraca. “Com a capacitação iremos manter nossos condutores atualizados sobre os mais diversos temas, garantindo maior segurança aos próprios condutores, preservando a vida de pacientes, da equipe médica e também de outros motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres”, salienta.

Ana Buarque, coordenadora de educação para o trânsito do Detran/AL, explica que todos os motoristas de veículos de emergência devem passar por um curso, atualizações e treinamentos para exercer a profissão. “Constantemente surgem novas portarias para complementar a legislação e os condutores precisam estar atentos para essas mudanças. E com esse conhecimento teórico, técnico e prático, a sociedade irá saber que esses profissionais estão aptos para desempenhar esse trabalho tão árduo, que é o socorro a pessoas que necessitam de assistência médica”, afirma a coordenadora.

Fonte: Ascom / Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos