Aniversário de 107 anos do Teatro Deodoro: Evoé, do grupo Infinito Enquanto Truque, estreia e traz Lael Correia de volta aos palcos

Peça será nesta quarta (15/11), às 19h30, após performance do Grupo Aiê Orum

Aniversário de 107 anos do Teatro Deodoro: Evoé, do grupo Infinito Enquanto Truque, estreia e traz Lael Correia de volta aos palcos
Aniversário de 107 anos do Teatro Deodoro: Evoé, do grupo Infinito Enquanto Truque, estreia e traz Lael Correia de volta aos palcos

15 de novembro é dia de festa para a cultura alagoana, dia de celebrar o aniversário do Teatro Deodoro, considerado o templo das artes de Alagoas. Agora em 2017, o prédio histórico, patrimônio do estado, completa 107 anos e, para comemorar, teremos estreia do espetáculo Evoé, do Grupo Infinito Enquanto Truque. A programação começa às 19h com a performance-manifesto Raça Negra, Manifesto, Resistência e Luta, da Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum, no hall do teatro, e segue, às 19h30, com Evoé. A entrada é de graça.

Evoé é uma saudação feita pelos que festejavam Dionísio ou Baco, o Deus do vinho, da alegria, da festa e que é também considerado o Deus do Teatro. A peça reúne trechos de textos desde a Grécia Antiga, como por exemplo de Medéia, passa por Shakespeare, até textos mais contemporâneas e brasileiros como cenas de Valsa nº6 de Nelson Rodrigues.

Segundo o diretor e ator, Lael Correia, o nome Evoé surgiu a partir da ideia das grandes obras dionisíacas como referência, a saudação que vem desde a Grécia Antiga e se solidifica em Roma. O espetáculo tem como base a tragédia, há um trecho cômico, mas a essência é a tragédia e, a cada cena, vai visitando grandes textos clássicos.

Lael conta que a montagem surgiu com uma oficina teatral, juntando atores iniciantes com veteranos. No elenco, tem Amaro Aguiar, Aline Rocha, Allan Ridd, Bárbara Marcelly, Ivan Nunes, Jean Lenzi, Lucas César, Matheus Marin e Regis Anário, além dos convidados Analice Souza, Delberto Santana, Diva Gonçalves, Jadson Andrade, Naéliton Santos, Paula Quintino, e participação especial de Otávio Cabral.

“O aniversário de 107 anos do Teatro Deodoro veio casar com uma ideia que eu tinha de fazer um espetáculo que celebrasse o próprio teatro, o teatro falando do teatro. A gente escolheu como inspiração as grandes dionisíacas, onde os artistas se lançavam, nomes como Sócrates, Eurípedes… que iam mostrar suas peças, os poetas recitavam seus textos. A gente tem uma brincadeira com o coro das tragédias gregas, que celebra o teatro convidando poetas para declamarem seus textos”, explica Lael Correia.

O Grupo Infinito Enquanto Truque existe há 27 anos. O último espetáculo do grupo foi há dois anos. Leal Correia, que chega aos 35 anos de carreira, explica que à medida que o grupo amadurece, vai ficando mais criterioso e o processo fica mais longo. Ele relembra espetáculos marcantes como Ratofuso, uma adaptação de Angústia de Graciliano Ramos, que ficou dois anos circulando pelo país e ganhou muitos prêmios. Além de espetáculos como Navegantes, feito com base nos textos de Fernando Pessoa,  e Madame, Pressing e Genética, inspirado em obras de Jean Genet. Lael também lembra de peças baseadas em textos de Arriete Vilela e Kafka.

Quando o grupo surgiu, todos os teatros de Maceió estavam fechados para reforma. O Infinito Enquanto Truque nasceu das dificuldades, na década de 1990, e resistiu. O grupo já se apresentou em circos, praias, bares com peças, performances e recitais, até chegar ao teatro.

Além do aniversário de 107 anos do Teatro Deodoro, Evoé marca a volta do grupo Infinito Enquanto Truque e de Lael Correia aos palcos. “A minha geração tem muito carinho pelo Teatro Deodoro, aliás, a nova geração também! Para todo mundo que faz teatro, o primeiro sonho é encenar no Teatro Deodoro. Um teatro vivo, que mantém calendário apertadíssimo, até pra ensaiar se torna difícil, e isso é muito positivo”, afirma Lael.

Abertura: 

Aniversário de 107 anos do Teatro Deodoro: Evoé, do grupo Infinito Enquanto Truque, estreia e traz Lael Correia de volta aos palcos
Aniversário de 107 anos do Teatro Deodoro: Evoé, do grupo Infinito Enquanto Truque, estreia e traz Lael Correia de volta aos palcos

A arte vai dar as boas vindas ao público no hall do Teatro Deodoro com a performance-manifesto Raça Negra, Manifesto, Resistência e Luta, da Cia de Teatro e Dança Afro AiêOrum, que começa às 19h.

No elenco, Diego Bernardes, Adara César, Aninha Toledo, Dalmo de Oliveira, Ângelo Marley, Kaick Souza, Luciana Maria, Remildo Gueto, William Maxwel, Lorennys Pérez e Juliana Sena falam da resistência e luta do povo negro e reafirmam as belezas da cultura negra, destacando ainda os heróis negros e a herança deixada por eles.

A Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum ocupa a sala de dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro desde 2015 com ensaios e oficinas gratuitas de dança para a comunidade. “Pra gente, é único poder participar da programação dos 107 anos do Teatro Deodoro porque não tínhamos uma representatividade negra. É um espaço importante pra reafirmar a nossa cultura”, disse o coordenador da Cia e produtor cultura, Diego Bernardes.

 Serviço: 

Aniversário de 107 anos do Teatro Deodoro – Performance-manifesto Raça Negra, Manifesto, Resistência e Luta, da Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum e Espetáculo Evoé, do Grupo Infinito Enquanto Truque
Quando – Quarta-feira (15/11), a partir das 19h.
Onde – Teatro Deodoro, Centro de Maceió.
A entrada é de graça.

Fonte: Ascom Diteal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos