Operação Polhastro: fiscal acusado de cometer fraude na Sefaz se apresenta ao MPE

Ascom MPEAção recolhe documentos  dentro da Secretaria da Fazenda.

Ação recolhe documentos dentro da Secretaria da Fazenda.

O fiscal de renda José Vasconcelos se apresentou, na tarde desta quinta-feira (16), ao Ministério Público Estadual (MPE). Ele é um dos acusados na Operação Polhastro que investiga fraudes e recebimento de propinas de desvios registrados na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

De acordo com a assessoria do MPE, o fiscal foi ouvido pelo promotor Cyro Blatter junto com o seu advogado. Até o momento, cinco fiscais foram detidos e devem ficar presos por tempo indeterminado. Uma sexta pessoa, Augusto Nicácio, é considerado foragido da Justiça.

Segundo o delegado Filipe Caldas, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), da Polícia Civil, o fiscal José Vasconcellos foi ouvido e levado para o presídio Baldomero Cavalcanti. Já Augusto Nicácio está no exterior, mas o advogado garantiu à polícia que o acusado deve retornar para ser ouvido.

A operação que desbaratou o esquema foi desencadeada na última terça-feira (14) pelas polícias Civil e Militar, além de membros do Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal (Gaesf), do MPE. Todos os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

De acordo com denúncia ofertada pelo MPE, os envolvidos são acusados de fraudes da ordem de aproximadamente R$ 150 milhões, montante este desviado por uma empresa localizada no bairro do Poço. Os outros quatro fiscais presos durante a operação são: Francisco Manoel Gonçalves de Castro, Marco César Lira de Araújo, Luiz Américo de Araújo Santos e Edmar Assunção e Silva.

Além dos funcionários da Sefaz, segundo Inquérito Policial, estão também envolvidos nos referidos crimes os militares sargento Adílson Jacumbinho dos Santos, cabo Marcelo Araújo Almeida e sargento Santos (todos então vinculados ao Posto Fiscal de Porto Real do Colégio) cujas prisões preventivas já foram solicitadas à 13ª Vara Criminal da Capital – Auditoria Militar. As investigações policiais prosseguem e novas fases poderão ser desencadeadas na medida da validação das provas.

Saiba mais: Operação prende fiscais de tributos e PMs acusados de fraude e de receber propina

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos