Bombeiros lançam projeto para criar ‘rede de salvamento’ nas praias da capital

João Urtiga / Alagoas 24 Horas23874527_1622409094477123_972085077_o

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas lançou nesta quinta-feira (23) a terceira edição de um projeto que já começa a apresentar resultados práticos. O Surf-Salva, cujo objetivo é criar uma rede de salva-vidas que envolve militares e civis que estão em contato com o mar diariamente, visando à redução de afogamentos, além de fornecer capacitação sobre primeiros socorros.

Os trabalhos desta edição foram iniciados com um minicurso no Grupamento de Salvamento Aquático, na Praia do Pontal. Em entrevista ao Alagoas 24 horas, o sargento CB Alexandre informou que a atuação dos Surf Salva já permitiu a redução no número de afogamentos na Praia do Francês, um dos cartões-postais do Estado.

O foco de atuação do projeto é a região metropolitana da capital, onde são registrados o maior número de afogamentos. O projeto começou no início deste ano e já conta com 80 voluntários entre surfistas, bombeiros civis e membros das comunidades que vivem à beira-mar. A cada turma são disponibilizadas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo 3315-2845.

João Urtiga / Alagoas 24 HorasSargento CB Alexandre

Sargento CB Alexandre

Durante as aulas teóricas, os voluntários recebem orientações sobre os sintomas dos casos de afogamento e como proceder em cada caso.

Um dos voluntários da turma é o sargento PM Gomes, que é surfista nas horas de folga. Para ele, o Surf-salva “é uma maneira de agregar os militares e a sociedade em prol da vida”. O militar disse ainda que resolveu entrar no projeto para estar preparado a interferir em algum caso de afogamento que ele presenciar, já que ele surfa constantemente”.

João Urtiga / Alagoas 24 HorasSargento PM Gomes

Sargento PM Gomes

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos