Ministério da Saúde amplia acesso ao DIU de cobre no SUS

DIU de cobre, método contraceptivo não hormonal inserido no útero, tem longa duração. Pode ser trocado de dez em dez anos, diz Ministério (Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)
DIU de cobre, método contraceptivo não hormonal inserido no útero, tem longa duração. Pode ser trocado de dez em dez anos, diz Ministério (Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde ampliou o acesso ao DIU de cobre, método contraceptivo não hormonal, na rede pública de saúde. Agora, o dispositivo será oferecido em maternidades para mulheres no pós-parto ou no pós-abortamento. Antes, o acesso era somente via Unidades Básicas de Saúde.

O objetivo do Ministério é que o acesso ao contraceptivo seja ampliado nessas mulheres. Elas já vão poder ter alta do hospital, com o dispositivo já inserido, caso optarem pelo método. A regulamentação da oferta do DIU foi feita no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (7).

O DIU poderá ser inserido em até 10 minutos após a saída da placenta para diminuir as chances de rejeição. O dispositivo, no entanto, pode ser inserido em até 48 horas. Caso a inserção não seja feita nesse período, a mulher deve esperar 40 dias para realizar o procedimento, avisa o Ministério. No caso de aborto, o dispositivo deve ser inserido após a curetagem.

Trata-se de uma política de incentivo ao uso do DIU, que é mais barato e tem maior duração (em torno de 10 anos de eficácia), diz a pasta. Hoje, o método é menos difundido no Brasil, apesar de estar disponível na rede pública de saúde gratuitamente desde 2000. A pílula anticoncepcional costuma ser a primeira opção.

Segundo o Ministério, o método tem uma eficácia de 99,3% e a pílula pode falhar em torno de 6% das vezes em função de esquecimentos ou de interação com outros medicamentos. O DIU é distribuído em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Segundo a Pesquisa Nascer Brasil (2014), o índice de gravidez indesejada no Brasil é de 55% — e a taxa chega a 66% em adolescentes.

Quem pode usa o DIU

Mulheres jovens e adolescentes acima de 14 anos, mulheres que não tiveram filhos ou mulheres que estejam amamentando podem utilizar o DIU de cobre.

 

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos