Sesau realiza II Seminário para discutir Rede de Atenção Psicossocial

Ascom/Sesau13.12.2017   SEMINARIO DEZEMBRO VERMELHO  HIV. AIDS  foto olival santos (68)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), o II Seminário da Rede de Atenção Psicossocial (Raps): Estratégias de Cuidado no Território. O evento acontecerá às 8h, no auditório da Universidade Tiradentes, no bairro Cruz das Almas, em Maceió.

 A iniciativa é voltada para os profissionais da Atenção Básica, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e técnicos envolvidos na área da saúde.

Segundo o coordenador do setor de saúde mental da Sesau, Berto Gonçalo, o seminário representa uma oportunidade para fortalecer ainda mais a Rede de Atenção Psicossocial nos municípios alagoanos e garantir um melhor atendimento para os pacientes com sofrimento mental.

“O II Seminário da Rede de Atenção Psicossocial é um instrumento para dar ênfase ao atendimento de saúde mental para que possamos dialogar com a Atenção Básica e os Caps, a fim de que eles realizem atendimento específico a usuários com transtornos mentais graves e persistentes, a pessoas com sofrimento em geral sem excluir aqueles decorrentes do uso de crack, álcool ou outras drogas”, explicou.

Ele destacou, ainda, que os direitos e a proteção das pessoas acometidas de transtorno mental, são assegurados sem qualquer forma de discriminação quanto à raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, família, recursos econômicos e ao grau de gravidade ou tempo de evolução de seu transtorno, ou qualquer outra.

“O paciente com transtorno mental tem direito a receber atenção especializada com assistência integral, incluindo serviços médicos, assistência social, psicológicos, ocupacionais, lazer e outros”, reforçou Berto.

Programação – O evento será iniciado às 8h, com a recepção e credenciamento dos participantes. Em seguida, será realizada uma oficina sobre saúde mental e economia solidária.

A partir das 9h, os presentes participarão da mesa “Experiências de Dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial de Alagoas em Álcool e Outras Drogas”, apresentadas pelo secretário municipal de Saúde de Murici, Ewerton Matias; o psicólogo do Caps de Palmeira dos Índios, Marcos Leandro da Silva; o profissional de educação física Victor Hugo de Melo;  a coordenadora Técnica da Área de Álcool e Outras Drogas da Superintendência de Atenção Psicossocial, Rosa Augusta; e a terapeuta ocupacional e sanitarista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luíse de Cássia Tszesnioski.

Após o intervalo para o almoço, os participantes irão apreciar o minicurso sobre os desafios na atenção às pessoas em sofrimento por uso de drogas. A programação continuará na sexta-feira (15), das 8h às 18h, com palestras, mesas redondas e conferências. Haverá um momento de avaliação do evento e encerramento.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos