Fim de semana do Réveillon terá maioria das praias limpas em Alagoas

Danielle Silva/Alagoas24horasPraia de Patacho em Porto de Pedras

Praia do Patacho, em Porto de Pedras

Com os termômetros registrando entre 26ºC e 31ºC neste último fim de semana do ano, alagoanos e turistas irão aproveitar o clima para se refrescar em uma das praias ou rios alagoanos. Contudo, os banhistas devem ficar de olho nos locais apropriados para banho para que sejam evitadas doenças em decorrência da má qualidade da água.

De acordo com informações relatório emitido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), nesta sexta-feira, 29, os técnicos do órgão ambiental analisaram amostras de água colhidas em 63 trechos, compreendidos entre as cidades de Maragogi e Feliz Deserto. Destes, 55 foram liberados aos banhistas e oito foram considerados impróprios para banho.

No litoral sul, dois trechos dos rios São Francisco, em Piaçabuçu, e Niquim, na Barra de São Miguel, seguem sujos e devem ser evitados pelos banhistas. Na capital alagoana, seis das 20 áreas analisadas não estão balneáveis. Por mais uma semana, todos os 22 trechos do litoral norte, entre Paripueira e Maragogi, estão próprios para banho.

A balneabilidade da água é determinada pela presença de coliformes fecais, detectados pela bactéria Escherichia coli (E.coli). Para ser considerado impróprio, o trecho deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água.

Quem pretende mergulhar no mar em uma das praias alagoanas deve fazer uma pesquisa para não colocar a saúde em risco uma vez que o IMA recomenda que sejam evitados pontos com a presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos.

Confira os pontos próprios e impróprios:

IMAlitoral sul
IMAmaceio
IMAlitoral norte

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos