Ventania arranca telhados e destrói residências na orla de Maceió

João Urtiga/Alagoas24horasResidência teve telhado parcialmente destruído

Residência teve telhado parcialmente destruído

Moradores do bairro de Cruz das Almas, na orla de Maceió, começaram essa sexta-feira (12) contabilizando os prejuízos causados por uma forte ventania registrada na madrugada de hoje e que arrancou telhados, deixando um rastro de destruição pelo bairro.

Em entrevista ao Alagoas 24 horas, os moradores mais antigos do bairro disseram nunca ter visto nada igual. O fenômeno teve início por volta de 1h, quando a maioria das pessoas já estava dormindo. Foram arrancados coberturas de telhas, cujos detritos se espalham por várias ruas do bairro.

A reportagem esteve nas ruas Murici e Marechal Deodoro, onde constatou o rastro de destruição. Devido ao rompimento dos fios, o fornecimento de eletricidade foi interrompido, sendo retomado às 5h. Os serviços de telefonia e TV a cabo seguem interrompidos.

Na Rua Murici, um morador teve a parte da frente da residência completamente destruída pelos pedaços de telhas das residências vizinhas. O morador disse que sua maior preocupação foi retirar a mãe e a filha do local e, agora, contabiliza o prejuízo, já que os detritos caíram sobre o seu veículo.

A reportagem contabilizou pelo menos duas tampas de reservatórios de água que foram arrancadas pela ventania, uma delas foi parar no Colégio Padre Pinho. Apesar do susto e da perplexidade, não houve relato de pessoas feridas.

Fenômeno Cavado

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) acompanha 24 horas o tempo em Alagoas. De acordo o monitoramento, não houve fortes ventos no Litoral do Estado. O vento estava em direção leste com a intensidade fraca em torno de 30 quilômetros por hora.

Sobre o questionamento de uma ventania na região de Cruz das Almas, em Maceió, a Sala de Alerta esclarece que durante a madrugada desta sexta-feira (12), o litoral recebeu fortes chuvas, em torno de 45 milímetros, em menos de uma hora naquela localidade.

A previsão é de que o tempo permaneça instável durante todo o dia, porém a tendência é que as chuvas diminuam. Segundo a Sala de Alerta, as fortes chuvas não são características dessa época do ano e suas causas ocorrem devido a um fenômeno denominado de “Cavado”, que puxa o ar seco e leva para a atmosfera ocasionando chuva.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos