Projeto Maracatu Raízes da Comunidade abre Inscrições para oficinas

Estão abertas a partir desta quinta-feira, 17, inscrições para a comunidade em geral para participação nas oficinas do projeto Maracatu na Comunidade, que acontece aos sábados na Escola Corintho da Paz, no bairro Eustáquio Gomes.

O projeto pretende fortalecer a tradição popular do Maracatu entre a comunidade escolar da região da Cidade Universitária e foi contemplado em edital público para a formação da Rede Municipal de Pontos de Cultura, promovida pela Fundação Municipal de Ação Cultural em parceria com o Ministério da Cultura através do Plano Nacional Cultura Viva.

Estão previstas durante um ano da execução do projeto oficinas de: Percussão Ritmo e Comunidade, Estética Afro, Teatro do Oprimido, Contação de Histórias, Capoeira e Gênero, Dança Afro, Figurino e Afro-Empreendedorismo.

Todas oficinas serão gratuitas e abertas em um primeiro momento as vagas foram disponibilizadas para os alunos da Escola Corintho da Paz e agora mais vagas para a comunidade em geral.

O objetivo do “Maracatu na Comunidade” é fortalecer e estruturar o Maracatu Raízes da Tradição, localizado no Conjunto Otacílio Holanda, para o fortalecimento e difusão da cultura popular junto à comunidade do bairro Cidade

Assessoriamaracatu

Universitária por meio da realização de oficinas de capacitação com a temática da cultura afro-brasileira, a serem realizadas na Escola Municipal Corintho da Paz no Eustáquio Gomes.

A Mãe de Santo e mestra do Maracatu Raízes da Tradição, Veronildes Rodrigues, conhecida como Mãe Vera afirma que, “esse projeto vai ser bom pra toda comunidade e pra todo Maracatu, porque ele vai servir como uma referência para as pessoas compreenderem a importância da cultura do Maracatu.

A realização do projeto é da Casa de Resistência Afro-brasileira Abassa de Angola Oya Igbale e do Ponto de Cultura da Associação de Moradores do Novo Jardim e Jardim Royal que vem promovendo nos últimos anos uma série de projetos e atividades voltadas para esportes, artesanato e geração de renda, e através do Ponto de Cultura tem incentivado as manifestações culturais de matriz africana, “esse projeto vai servir também para que os moradores tenham uma conscientização em torno das melhorias que mais precisam” conclui a mestra de Maracatu, Mãe Vera.

Para isso, seu cronograma inclui o fomento à criação de núcleos locais para desenvolvimentos de projetos sustentáveis e assessorias técnicas para capacitação, planejamento e gestão do ponto de cultura.

Outro marco importante do projeto é a formação da cadeia produtiva dentro do Maracatu Raízes da Tradição. As inscrições podem ser feitas na Escola Corintho da Paz nos horários matutino e vespertino.

SERVIÇO:

Inscrições para oficinas do projeto Maracatu na Comunidade

Realização: Ponto de Cultura Novo Jardim e Jardim Royal e Casa de Resistência Afro-brasileira Abassa de Angola Oya Igbale

Local: Escola Corintho da Paz – Eustaquio Gomes

Data: A partir de 17 de maio

Horas: 08:00 às 20:00 horas

Informações e Incrições: (82)  99673 0497/ / 98839 0481/ 99632 6584 – maracatupontodecultura@gmail.com

 https://www.facebook.com/Maracatu-na-Comunidade-166234190748167

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos