Centro Avançado de Doenças Vasculares trata patologias complexas da aorta

Santa Casa de Maceiósanta casa

O Serviço Avançado de Doenças Vasculares (SAVE) da Santa Casa de Maceió comemorou um feito importante na madrugada do último domingo. Um paciente de 38 anos, oriundo do interior do estado, foi submetido a procedimento complexo endovascular para tratamento de uma das doenças com maior mortalidade dentre as doenças cardiovasculares – o Aneurisma Gigante Dissecante Rôto da Aorta Tóraco-abdominal (AGDRAT).

O paciente foi referenciado de hospital no interior do estado para a Santa Casa de Maceió e, após avaliação inicial e preparo, foi encaminhado para a Hemodinâmica do hospital, uma vez que apresentava risco iminente de hemorragia interna irreversível, com o consequente óbito.

Após duas horas de procedimento, todos puderam respirar aliviados. O alívio justifica-se: o paciente sobreviveu sem quaisquer sequelas a uma enfermidade que possui um altíssimo índice de morbimortalidade.

Com mais esta cirurgia, aliada aos demais procedimentos eletivos no tratamento das doenças da aorta e seus ramos, o Serviço Avançado de Doenças Vasculares da Santa Casa de Maceió passa a integrar um seleto grupo de hospitais brasileiros aptos a tratar pacientes acometidos por doença complexa como as emergências por ruptura do aneurisma da aorta no tórax e no abdome. Todas são realizadas com procedimentos minimamente invasivos (cateterismo).

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, em quase 90% dos casos o paciente vem a óbito antes de chegar no hospital e aproximadamente 75% dos que conseguem ser atendidos morrem dentro do ambiente hospitalar.

Responsável pelo procedimento cirúrgico e pela implantação do SAVE em outubro de 2017, o cirurgião endovascular e professor doutor Bruno Freitas explica que o diâmetro normal da aorta no tórax é de 2,5 a 3,5 cm em média. No caso do paciente em questão, submetido à cirurgia na Santa Casa, o diâmetro medido chegou a 10,8 cm, apresentando a dissecção com ruptura deste.

O procedimento cirúrgico foi realizado com êxito graças à intervenção precoce (ainda com hemorragia em estágio tratável) aliada à disponibilidade de infraestrutura de ponta e equipe altamente especializada capacitada para este tipo de tratamento.

Fonte: Santa Casa de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos