Atletas alagoanos já tratam lesões na Hiperbárica Santa Casa

Jogadores de futebol na Europa, como Cristiano Ronaldo e o meia-campista brasileiro Casimiro, usam a terapia na recuperação de articulações e músculos

Ao implantar a Hiperbárica Santa Casa em 2014, a Santa Casa de Maceió deu um importante passo para disseminar em Alagoas o uso da oxigenoterapia. O tratamento é indicado para diabéticos e fumantes com problemas de circulação sanguínea, vítimas de queimaduras e até mesmo mergulhadores com embolia gasosa pulmonar ou doença de descompressão.

O que pouca gente sabe é que a terapia vem sendo usada para recuperar lesões em atletas e jogadores de futebol na Europa, incluindo nomes como Cristiano Ronaldo e o meia-campista Casimiro.

Recentemente, dois atletas do Centro Sportivo Alagoano e um do Clube de Regatas Brasil recorreram à câmara da Hiperbárica Santa Casa para agilizar a recuperação de lesões osteoarticulares e osteomusculares.

“Seguindo a terapia convencional, estiramentos musculares exigem de um a três meses para recuperação, mas com a oxigenoterapia este período foi abreviado para apenas 15 dias”, comemora Fábio Jorge de Lima, coordenador médico da Hiperbárica.

Desde sua implantação, em dezembro de 2014, a unidade realizou mais de 11 mil sessões, iniciando esta semana o atendimento também a pacientes SUS.

As principais indicações para a oxigenoterapia são pacientes com problemas circulatórios, com queimaduras nos mais vários graus, úlceras de diversos tipos (com necrose em tecidos, lesões por pressão (escaras) e lesões por baixa oxigenação), embolia gasosa, lesões musculares e articulares entre outras.

Ascom Santa CasaMédico Fábio Jorge de Lima entre atletas em tratamento

Médico Fábio Jorge de Lima entre atletas em tratamento

Santa Casa firma convênio com município para atender SUS

A Santa Casa de Maceió firmou convênio com a Secretaria de Saúde de Maceió para que a Hiperbárica Santa Casa realize 200 sessões/mês para o SUS. Somente nos dois primeiros dias do convênio oito pacientes iniciaram o tratamento. Caso este grupo prossiga com a terapia pelos próximos 30 dias, o volume atingirá 240 sessões, portanto, acima do contratado.

Para ser atendido na Hiperbárica Santa Casa, o paciente SUS precisa ser encaminhado pela unidade de saúde e pelo Cora (Complexo Regulador da Assistência).

O serviço conta com a atuação dos médicos Pedro Henry (responsável técnico), André Peixoto, Ana Cláudia, Fabio Lima, Hélvio Ferro, Wellington Menezes e Fernando Maia, além do enfermeiro Anderson Soares e dos técnicos de enfermagem Simone Mikuelino, Rodolfo Viana e José Luiz.

Veja como funciona a oxigenoterapia e seus benefícios

A Santa Casa de Maceió implantou a primeira câmara hiperbárica multiplace de Alagoas, onde até 10 pacientes podem fazer o “mergulho” terapêutico simultaneamente com a presença de um profissional de saúde.

O médico Fábio Jorge de Lima explica que a oxigenoterapia hiperbárica é uma terapia adjuvante onde o paciente respira oxigênio puro (100%) submetido a uma pressão 2,4 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar.

Durante o mergulho, a pressão e a hiperoxigenação provocam um aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue.

Nestas condições, o oxigênio produz uma série de efeitos de interesse terapêutico, tais como: combate a infecções bacterianas e por fungos, compensação da deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos ou destruição de vasos sanguíneos (em casos de esmagamentos e amputações de membros), cicatrização de feridas crônicas e agudas; potencialização da ação de antibióticos, combatendo infecções; e reduzindo sintomas de dor e endemas (inchaço) e até a redução no número de intervenções indesejáveis, como o debridamento (remoção de tecido necrosado de lesões).

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos