Simpósio Internacional de Doença Cardiovascular na Mulher começa nesta sexta (13/07)

Mulheres são maioria entre palestrantes; conheça as especialistas convidadas

A abertura do I Simpósio Internacional de Doença Cardiovascular na Mulher ocorrerá nesta sexta (13/07) no Centro de Convenções do Hotel Jatiúca, em Maceió. O evento, que terá início às 18h30 com um café de boas-vindas, prossegue até este sábado (14).

A palestra de abertura será ministrada pela cardiologista Maria Alayde Mendonça Rivera respondendo à pergunta: “Por que é necessária uma Cardiologia da Mulher na atualidade?”

Em seguida, as cardiologistas Maria Paniagua (Paraguay), Monica Acevedo (Chile), Mildren Del Sueldo (Argentina) e Alayde Rivera (Brasil) discutirão os resultados das campanhas de conscientização da mulher em seus países, principalmente a iniciativa Go Red for Women, que busca melhorar a percepção das mulheres sobre a doença cardiovascular.

A Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió confirmou que se esgotaram as inscrições realizadas pela internet, sendo reservadas as últimas vagas para quem se inscrever no local do evento.

A lista de palestrantes da programação no sábado inclui os médicos Felipe Oliveira Albuquerque (Brasil), Ivan Romero Rivera (Brasil), Roberta Rodrigues Nolasco (Brasil), Francisco de Assis Costa (Brasil), Anabel Viviane Leão (Brasil), Rita de Cassia Veras (Brasil), Edvaldo Xavier (Brasil) e Maurício Macias (Brasil).

Conheça mais sobre as palestrantes convidadas

Maria Paniagua de Decoud (Paraguay) é especialista em hipertensão arterial e arritmias. Preside o Conselho de Cardiopatias em Mulheres da Sociedade Paraguaia de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular. É membro do Conselho de Cardiopatia em Mulheres da Sociedade Interamericana de Cardiologia. Seu currículo inclui um “fellow” no Colégio Americano de Cardiologia e na Sociedade Europeia de Cardiologia.

Marildes Luiza de Castro (Brasil) preside o Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia e coordena o Curso de Pós-graduação em Cardiologia do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua como professora convidada da Faculdade Médica de Minas Gerais (UFMG)

Mildren del Sueldo (Argentina) é especialista em cardioangiologia clínica. Dirige o Grupo de Trabalho de Hipertensão Arterial na Mulher da Sociedade Argentina de Hipertensão Arterial e é membro do Conselho de Cardiopatia na Mulher da Sociedade Interamericana de Cardiologia. Desenvolve sua atividade científica no campo de prevenção de doenças cardiovasculares na mulher.

Marcia de Melo Barbosa (Brasil) é doutora em Cardiologia pela Universidade de São Paulo. Preside a Academia da Sociedade Interamericana de Cardiologia e possui “fellow” no Colégio Americano de Cardiologia, na Sociedade Europeia de Cardiologia e na Sociedade Interamericana de Cardiologia. Possui 50 artigos publicados em revistas internacionais e mais de 500 congressos no Brasil e no exterior.

Mónica Acevedo Blanco (Chile) é professora titular da Divisão de Doenças Cardiovasculares da Pontifícia Universidade Católica do Chile, com passagem pela área de Cardiologia da renomada Cleveland Clinic Foundation, dos Estados Unidos. Dirige a Sociedade Chilena de Cardiologia e é membro do Conselho de Cardiopatia em Mulheres da Sociedade Interamericana de Cardiologia.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos