Rua Fechada recebe ações do Maceió Rosa neste domingo

Pei Fon/ Secom Maceió

Corrida Kids está na programação de atividades.

A Prefeitura de Maceió realiza, neste domingo (14), ações integradas da campanha Maceió Rosa na Rua Fechada, na Ponta Verde. Secretarias municipais e parceiros vão promover atividades de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de oferecer serviços de saúde. A programação começa às 09h.

As ONGs Grupo de Mama Renascer, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama e Casa Rosa também participam da mobilização com várias atividades, como a Corrida Kids, vendas de camisetas da campanha, recebimento e doação de cabelos, oficina de turbante e apresentações de grupos de dança.

Este ano, a campanha tem como slogan “Cuidado feito à mão”, que remete ao autoexame das mamas, um ato preventivo. “A gente não só se veste de rosa, mas toda sociedade se preocupa com o combate ao câncer de mama. Insistimos em dizer que a prevenção é o melhor remédio para o câncer, porque a detecção precoce proporciona uma chance de 95% de cura. Continuaremos com ações para que as pessoas tenham mais acesso aos exames preventivos”, afirma a primeira-dama de Maceió e coordenadora da campanha, Tatiana Palmeira.

Pei Fon/ Secom Maceió

Tatiana Palmeira, coordenadora do Maceió Rosa

Panfletagem, orientações sobre DST/Aids, testes rápidos de HIV e sífilis, e encaminhamentos de mamografia e citologia serão ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. As mulheres poderão participar da aula de zumba, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semelj), e do aulão de Dança Afro Brasileira da Companhia Aiê Orum.

Haverá o cadastro de currículos e agendamento para emissão de Carteiras de Trabalho no estande da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Vários parceiros estarão no local com ações educativas e serviços de saúde.

Clique aqui para conferir a programação completa.

A Campanha

Criada em 2014, a campanha Maceió Rosa é um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A ação faz parte da campanha internacional Outubro Rosa e promove atividades de conscientização para a luta contra a doença que no Brasil, só em 2018, registrará quase 60 mil novos casos, com mais de 14 mil mortes, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações