Corveta Caboclo e o Navio-Patrulha Gravataí estarão abertos à visitação no Porto de Maceió

Marinha do Brasil

Navio-Patrulha Gravataí

No período de 19 a 22 de outubro estarão atracados no Porto de Maceió a Corveta Caboclo e o Navio-Patrulha Gravataí, e ambos estarão abertos para visitação pública nos dias 20 (sábado) e 21 (domingo) de outubro, das 14h às 17h.

A Corveta Caboclo e o Navio-Patrulha Gravataí são meios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL), Organização Militar situada na cidade de Salvador (BA), área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval.

A atracação no Porto de Maceió está na programação da missão dos navios, permitindo o recebimento de apoio logístico após a realização de atividades de Patrulha e Adestramento, desenvolvido no período de 15 a 19 de outubro. Tais atividades têm como principais propósitos contribuir para a prevenção e repressão contra delitos transfronteiriços e ambientais no mar territorial da “Amazônia Azul” sob a responsabilidade do Comando do 2° Distrito Naval e elevar o nível de aprestamento dos navios subordinados ao ComGptPatNavL por meio da realização de exercícios operativos.

  1. Corveta Caboclo

A Corveta Caboclo (V-19) é o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construída na Holanda e teve sua quilha batida em 8 de outubro de 1953, sendo batizada e lançada ao mar em 26 de agosto de 1954 e incorporada à Marinha do Brasil em 16 de julho de 1955.

Informações Pertinentes

  1. a) Missão do Navio

“Realizar operações de socorro e salvamento marítimos, patrulha costeira e outras que lhe forem atribuídas, a fim de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade do Comando do 2º Distrito Naval”.

  1. b) Características Principais:

–              Comprimento: 55,72 m;

–              Boca: 9,55 m;

–              Calado: 3,72 m;

–              Deslocamento a plena carga: 1.020 ton;

–              Velocidade máxima mantida: 14 nós; e

–              Tripulação: 9 Oficiais e 52 Praças.

 

  1. Navio-Patrulha Gravataí

Construído pelo estaleiro PEENE-WERFT, localizado na cidade de Wolgast, Alemanha, o Navio-Patrulha Gravataí foi incorporado à Marinha do Brasil em 17 de fevereiro de 2000. Seu nome faz homenagem a cidade que é cortada pelo rio de mesmo nome, localizado no Rio Grande do Sul, sendo o segundo navio da Marinha do Brasil a ser batizado com este nome.

Informações Pertinentes

  1. a) Missão do Navio

“Realizar ações de Patrulha Naval, Inspeção Naval, Salvaguarda da Vida Humana no Mar e Proteção das Águas Jurisdicionais Brasileiras, a fim de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade do Comando do Segundo Distrito Naval”.

O navio também pode ser empregado em ações de superfície, esclarecimento, piquete, salvamento, destruição de minas e outras tarefas determinadas por Comandos superiores.

  1. b) Características Principais:

–              Comprimento: 46,50 m;

–              Boca: 7,50 m;

–              Calado: 2,40 m;

–              Deslocamento a plena carga: 220 ton;

–              Velocidade máxima mantida: 20 nós; e

–              Tripulação: 5 Oficiais e 22 Praças.

Serviço

Evento: Visitação pública a Corveta Caboclo e o Navio-Patrulha Gravataí

Local: Porto de Maceió,

Data: 20 e 21 de outubro,

Horários: 14h às 17h,

Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças menores de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Fonte: Marinha do Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos