Quinta Sinfônica apresenta orquestra de cordas com repertório de obras do século XX no Teatro Deodoro

Quinta Sinfônica apresenta orquestra de cordas com repertório de obras do século XX no Teatro Deodoro

Adalberto Farias

Quinta Sinfônica

A Orquestra Sinfônica da Ufal está de volta ao palco do Teatro Deodoro com o projeto Quinta Sinfônica em uma formação diferente: grupo de cordas para apresentar um repertório de composições do século XX. O concerto será nesta quinta-feira (18/10), às 20h, com entrada gratuita.

O grupo de cordas, composto por violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, será comandado pelo maestro Fellipe Teixeira, convidado pelo regente titular da orquestra, Almir Medeiros. “O repertório do nosso concerto traz importantes obras do século 20, da música do mundo e brasileira, para a formação de orquestra de cordas. Estamos trazendo sons diferentes dos já conhecidos temas do século XIX e a escolha da formação orquestra de cordas se deu pela facilidade de encontrar mais material para esta formação”, disse o maestro.

No repertório, tem peças nordestinas do compositor pernambucano Clovis Pereira e do carioca Ernani Aguiar, com os quatro momentos musicais n3″. Destaque também para a obra Danzon #6, do mexicano Arturo Marques, para orquestra de cordas e saxofone soprano solo. Nesta peça, o solista será o saxofonista Kleber Dessoles, professor da Escola Técnica de Artes da Ufal.

Sobre o maestro

Natural de Palmeira dos Índios-AL, Fellipe Teixeira é professor substituto de Regência e Teoria Musical na Ufal, regente e saxofonista. É licenciado em Música pela Ufal (2015) e mestre em Música-Regência, com ênfase em práticas interpretativas em música dos séculos XX e XXI, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Ele também é regente titular e diretor artístico da Banda Sinfônica da Ufal.

Em 2017, foi regente titular da Camerata Nova de Música Contemporânea da UFRN, regente assistente da Orquestra Sinfônica da UFRN (2016) e da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (2018) e regente convidado da Banda Sinfônica da UFRN (2018). Há quatro anos, ganhou o concurso Jovens Solistas e Regentes, na categoria Regente, no 14º Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza–CE e, em 2015, frequentou a International Conducting Academy, em Braga-Portugal.

Sobre o Quinta Sinfônica

Fruto de uma parceria entre a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Secult, e Universidade Federal de Alagoas, Ufal, o Quinta Sinfônica oferece concertos gratuitos ao público, sempre na última quinta-feira do mês, excepcionalmente, ocorre na penúltima quinta, como é o caso de outubro deste ano. Desde 2011, como um projeto de extensão da Ufal, o projeto mantém uma pauta permanente no Teatro Deodoro e vem conseguindo apresentar um repertório de músicas eruditas e regionais e formar público para concerto.

SERVIÇO

Projeto Quinta Sinfônica – Concerto da Orquestra Sinfônica da Ufal, com formação de cordas.
Quando – Quinta-feira (18/10), às 20h
Local – Teatro Deodoro, Centro de Maceió.
A entrada é gratuita

Fonte: Ascom / Teatro Deodoro

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações