Começam hoje (31) as inscrições no Prouni 2019; Consulte as vagas

Candidatos podem ser contemplados com bolsa de estudo parcial ou integral

Educa Mais Brasil

Inscrições do ProUni

Começam nesta quinta-feira (31) as inscrições na primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019. O prazo segue até o dia 03 de fevereiro. Os estudantes podem se candidatar às bolsas de estudo de 50% ou de 100% em cursos não gratuitos de instituições privadas do país. Portadores de diploma de ensino superior não podem participar do processo seletivo.

Há ainda outros critérios exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) para se inscrever no Prouni 2019: ter cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou ter sido bolsista integral em escola particular; ser professor da educação básica em escolas públicas; ou ainda ser portador de deficiência. A participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) também é requisito e exige pontuação mínima de 450 pontos e nota maior do que zero na redação.

Como calcular a renda familiar

A concessão da bolsa de estudo está condicionada à renda familiar de cada candidato. Segundo a página do programa, o cálculo é feito somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que o compõem. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante pode concorrer à bolsa de estudo integral (100%). Se o valor encontrado for entre 1,5 e 3 salários mínimos, então poderá solicitar o benefício parcial (50%).

Prouni: inscrição 2019

A inscrição no Prouni 2019 deve ser realizada no site do programa usando o login cadastrado no Enem. Podem ser inscritas até duas opções de vagas no sistema, incluindo a modalidade de concorrência, o local de oferta e o turno desejado. O resultado será divulgado em duas chamadas sucessivas, em 06 e 20 de fevereiro, respectivamente, e poderá ser consultado também nas instituições de ensino.

Os bolsistas parciais do Prouni podem adotar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear a outra metade da mensalidade. As inscrições no Fies 2019 estarão abertas de 07 a 14 de fevereiro. Confira aqui o os novos calendários do Prouni e do Fies.

Fonte: Tunísia Cores - Agência Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos