Em Brasília, Rui pede laudo oficial sobre impacto da mineração no Pinheiro

João Urtiga/Alagoas24horas

Rui Palmeira concede coletiva nesta segunda (4)

O prefeito Rui Palmeira concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (4) para informar detalhes da sua visita a Brasília, onde tratou de questões relacionadas ao bairro do Pinheiro. Palmeira esteve no Ministério das Minas e Energia, onde se reuniu com o secretário de Geologia e Mineração, além de representantes da CPRM e da Agência de Mineração para tratar dos estudos que estão em andamento sobre o bairro, que está sendo parcialmente evacuado após registro de rachaduras e fissuras em decorrência de causas ainda indeterminadas.

O chefe do executivo municipal informou, ainda, que pediu um laudo oficial aos órgãos que atestasse, ou não, a veracidade da declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que atribuiu à mineração (extração do cloro-soda pela Braskem) os problemas registrados no Pinheiro.

Segundo Rui Palmeira, os representantes dos órgãos alegaram, informalmente, que não há ainda comprovação deste fato. O prefeito, então, solicitou que isto fosse oficializado por meio de documento, para não “parecer que o município e o estado estão querendo esconder as causas”. Apesar do pedido oficial, o ministério não atendeu a demanda do prefeito.

O prefeito explicou que um ofício foi encaminhado na última sexta-feira (1º) tanto ao Ministério de Minas e Energia como à Procuradoria Geral da República solicitando um posicionamento oficial.

Quanto às ações em atendimento à população do Pinheiro, o prefeito confirmou o pagamento às primeiras 80 famílias e disse aguardar a liberação do recurso já anunciado de R$ 2,9 milhões para atender as demais. Ainda neste mês de fevereiro, 115 famílias receberão o recurso.

Até esta segunda (4), foram emitidas 317 recomendações de evacuação preventiva, sendo 42 casas e 275 apartamentos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos