Polo Praia movimenta carnaval de Maceió com dezenas de blocos ao som de frevo, samba e marchinha

Assessoria

Quem pensa que Maceió nunca teve tradição carnavalesca está enganado. A capital alagoana já foi palco de muita folia durante o período da festa de Momo, tendo, depois, ficado conhecida como cidade das prévias. Com o objetivo de trazer de volta esta tradição, o amante da cultura, Carlito Lima, vem organizando carnaval na orla, entre Pajuçara e Ponta Verde.

Este ano, o evento recebeu o apoio da Prefeitura de Maceió e do Governo do Estado e cresceu. Mais de 10 blocos vão espalhar a alegria do carnaval pela orla mais bonita do Brasil com muito frevo, samba e marchinhas. Os foliões estão convocados com suas fantasias, máscaras, brilho, plumas e paetês.

A festa começa sempre às 14h com concentração dos blocos, na Praça Sete Coqueiros, os desfiles vão até o Alagoinhas durante a tarde e, no período da noite, tem Escolas de Samba, Bumba-Meu-Boi, Blocos Afros e Forrozeiros (confira a programação completa abaixo).

“Na minha juventude, o carnaval em Maceió começava 15 dias antes da data oficial, era a maratona carnavalesca, na rua do comércio. Em cada esquina, ficava uma orquestra de frevo, a gente saia dançando, os carros fazendo o corso, a partir das 19h até meia noite, lembra Carlito.

E a festa não parava por aí. “Uma semana antes do carnaval, tinha o grande banho de mar à fantasia. Tinha concurso de bloco de frevo, de escola de samba, de fantasias… era muito bacana. Depois das prévias, vinha o carnaval de rua e de clubes”.

Carlito lembra com muita saudade e alegria dessa época e vem batalhando para que os maceioenses tenham folia não só nas prévias. De acordo com ele, há cerca de 20 anos o carnaval perdeu a força não só em Maceió, como em outras capitais também.

“O carnaval é a maior manifestação espontânea e cultural da população brasileira. Todos nós temos direito a alegria fugaz, todo médico recomenda quatro dias de carnaval para esquecer as amarguras. E a festa, economicamente, é viável. Você mexe com a costureira, ambulante, taxista, designer, gráficas, vários setores se movimentam dias antes e durante o carnaval. É a economia criativa. Na Bahia, por cada real gasto no carnaval, há um retorno de três reais. Em Maceió, está sendo o contrário, 200 mil pessoas vão para outros lugares. Se cada uma gastar 500 reais, são 100 milhões que deixam de circular aqui durante a festa. Queremos que volte a alegria do carnaval e que movimente a economia”, explicou.

Carlito destaca que, além do apoio do poder público, o Polo Praia também recebeu força dos carnavalescos, como Fredy Correia, o Prego, blocos carnavalescos, a família Calazans que fez o Bloco Mamãe Eu Quero porque Luiz Calazans foi o Jararaca, autor da música brasileira mais tocada no mundo depois de Garota de Ipanema, que dá nome ao bloco maceioense com três anos na avenida.

A ideia é fazer dessa edição maior um piloto para que os próximos carnavais de Maceió sejam grandiosos. “Os maceioenses não precisam mais sair da cidade em busca de folia. Nós vamos sim ter carnaval”, finalizou Carlito.

Confira a programação completa do Polo Praia (Pajuçara)

Sábado, dia 2 de março:

14h – Bloco do Zé Pereira

16h30 – Desfile do bloco Beijoca na Biloca

19h – Desfile da comitiva do Rei Momo e da Rainha do Carnaval

20h – Desfile das escolas de samba

Domingo, dia 3 de março:

14h – Bloco do Zé Pereira

16h – Desfile da comitiva do Rei Momo e da Rainha do Carnaval

16h00 – Desfile do bloco Sonho Encantado

16h15 – Desfile do bloco Nêga Fulõ

16h30 – Desfile do bloco Mamãe Eu Quero

17h – Desfile do bloco Tô na Paz

20h – Desfile do bloco Poço na Folia

21h – Desfile do bloco Daqui Não Saio

Segunda-feira, 4 de março:

14h – Bloco do Zé Pereira

16h – Desfile da Comitiva do Rei Momo e Rainha do Carnaval

16h10 – Desfile do bloco Siri Mole

16h30 – Desfile do bloco Ninho do Pinto

20h – Apresentações de Bumba Meu Boi

Terça-feira, 5 de março:

14h – Bloco do Zé Pereira

16h – Desfile da Comitiva do Rei Momo e Rainha do Carnaval

16h30 – Desfile do bloco Bonecos da Cidade

17h30 – Desfile dos Forrozeiros da Folia

19h – Desfile de blocos afro

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notificações no seu whatsappReceba nossas notificações