Alagoas adere à paralisação nacional contra cortes de mais de 30% na educação

Professores, alunos, servidores e sindicalistas ligados à Educação realizam uma greve geral nesta quarta (15) contra os cortes anunciados pelo governo federal. As atividades se concentram em frente ao Cepa, na Avenida Fernandes Lima, mas também ocorrem simultaneamente pelos campi da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto Federal de Alagoas em todo o Estado.

João Urtiga/Alagoas24horas

Segundo levantamento nacional, os atos contra os cortes na Educação já atingem oito estados do país. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram um corte superior a 30% no orçamento de despesas de custeio das universidades e institutos federais, o que inviabilizaria o funcionamento dos mesmos.

João Urtiga/Alagoas24horas

Os cortes também atingem a educação básica, programas de pós-graduação e ameaçam toda produção científica do país. Segundo a União Nacional dos Estudante, vão aderir à paralisação estudantes de 82 instituições, entre universidades públicas e privadas e institutos federais, além de redes estaduais de professores.

Os manifestantes pretendem descer em caminhada pela Avenida Fernandes Lima, mas não há previsão de bloqueio de via, embora o trânsito esteja restrito no principal corredor de transporte da capital.

Josian Paulino

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos