Sesau promove na terça (9) capacitação sobre violência sexual

Com a missão de garantir um atendimento integrado e humanizado às vítimas de violência interpessoal e sexual, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, promove na terça-feira (9) uma Capacitação sobre Violência Autoprovocada, Intoxicação Exógena e Sexual.

O evento acontece a partir das 8h, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e contará com a participação de profissionais de saúde que atuam na II Macrorregião de Saúde, formada pelos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, cuja referência é Arapiraca.

Segundo a enfermeira da Rede de Atenção as Vítimas de Violência Sexual (Ravvs) da Sesau, Andréia Teodósio, durante a capacitação será apresentado o plano para ampliação e descentralização da rede de apoio.

“Iremos preparar os municípios para assegurar o atendimento às vítimas de violência sexual, que requer uma equipe multidisciplinar além da administração de drogas para evitar infecções sexualmente transmissíveis, e mulheres recebem a pílula do dia seguinte”, explicou a enfermeira.

A enfermeira ressaltou que, por meio da descentralização, os atendimentos poderão ser realizados nos próprios municípios. “Atualmente as unidades referências para atendimento a vítimas de violência são o Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; Maternidade Santa Mônica e Hospital Geral do Estado, ambos em Maceió”, destacou Andréia Teodózio.

Ilustração/Sesau
Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos