Mostra Sururu de Cinema abre inscrições para edição de 10 anos

Estão abertas as inscrições para a edição comemorativa de 10 anos da Mostra Sururu de Cinema Alagoano. As obras devem ser submetidas até o dia 15 de outubro, por meio da página oficial do evento (mostrasururu.com.br). A competição será composta por curtas-metragens com duração de até 30 minutos, realizados a partir de janeiro de 2018.

Como não poderia deixar de ser, o aniversário da principal janela do audiovisual produzido em Alagoas será celebrado com uma programação especial, com abrangência territorial pela capital alagoana e também pelo estado. Simbólico, o número 10 marca a quantidade de pontos de exibições itinerantes que serão realizadas em 2019. A Mostra Sururu Itinerante percorrerá seis municípios no interior e quatro bairros de Maceió.

A primeira exibição acontecerá em setembro, em parceria com o Ateliê Ambrosina no bairro do Pontal da Barra. Na sequência virão os bairros do Vergel do Lago, Benedito Bentes e Farol. A partir de novembro será a vez de São Miguel dos Milagres receber a caravana do audiovisual alagoano, que também passará por Arapiraca, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Penedo e Teotônio Vilela.

MOSTRA OFICIAL

A tradicional mostra competitiva da Sururu também vai apresentar algumas novidades na edição comemorativa. Realizado entre os dias 10 e 15 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, o evento cresceu, ganhando dois dias a mais de exibições em relação aos anos anteriores. A mudança é reflexo do significativo crescimento no número de produções realizados no estado, e que deve chegar a uma safra recorde em 2019 como fruto dos últimos editais.

Além da exibição da Mostra Competitiva e de filmes convidados, teremos oficinas, exposição dos cartazes das 10 edições, mesas de debate, master class e pela primeira vez um ambiente de mercado.

A Mostra Sururu – 10 Anos é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano – FSAL, com produção dos Saudáveis Subversivos, e patrocínio da Algás, por meio do edital Algás Social.

10 ANOS NARRANDO ALAGOAS

Quando a Mostra Sururu surgiu, em 2009, a produção de conteúdo audiovisual alagoano se restringia a um número tão pequeno de obras lançadas anualmente, que a primeira edição do evento foi construída como uma retrospectiva, um panorama que reuniu trabalhos realizados no decorrer das décadas anteriores.

Um recorte histórico que funcionou como uma afirmação do cinema feito em Alagoas, no passado e no presente, chamando a atenção do público, dos jovens realizadores, e também do poder público para as potencialidades daquela produção.

Os anos que se seguiram foram marcados por uma série de avanços no âmbito nacional, que proporcionaram um inédito desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro. Ainda que de forma irregular, os ecos das políticas públicas da Agência Nacional de Cinema – Ancine e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA – especialmente os programas de regionalização da produção – afetaram de maneira profunda a cadeia produtiva do cinema alagoano.

Já a partir de 2010 vieram os primeiros editais para curtas-metragens, que após concluídos foram vistos primeiro na Mostra Sururu antes de circularem por festivais do Brasil e do mundo. A partir daí o que se viu foi uma curva sempre ascendente na quantidade e qualidade desta produção. Cada vez mais conquistas, fronteiras quebradas, prêmios, visibilidade e simpatia do público local e nacional.

O cinema alagoano se tornou um catalisador do capital simbólico, da história e do potencial da economia criativa de Alagoas. Todo esse vibrante movimento teve, desde a primeira hora, a Mostra Sururu como um ponto de convergência, onde a cada ano tem sido apresentado, discutido e celebrado o melhor conteúdo produzido por nossos realizadores.

Uma década se passou e o presente é histórico. 2019 representa um marco na linha do tempo do audiovisual em Alagoas. Ano em que os editais locais apresentam um investimento recorde de R$ 15 milhões, total dos aportes investimentos pela Ancine em parceria com prefeitura de Maceió, governo do estado de Alagoas e Prefeitura de Arapiraca.

Os novos editais dão continuidade a política dos Arranjos Regionais, que em edições anteriores contribuiu para quebra de alguns paradigmas. A produção agora não se restringe apenas ao curta-metragem e aos tradicionais telefilmes, abraçando formatos mais ambiciosos, como longa-metragens e séries, além das experimentações em gêneros pouco explorados aqui, a exemplo da animação.

Nesse 2019 histórico, o movimento cineclubista também vive uma retomada, e comemora o primeiro edital voltado para a modalidade. Projetos de formação e de novos festivais ganham forma, acenando para um desenvolvimento que passa por todas as cadeias, de ponta a ponta. O momento é propício para celebrar a mostra que é dedicada completamente ao cinema feito em Alagoas.

SERVIÇO:

O quê: Inscrições para a Mostra Sururu de Cinema Alagoano – 10 Anos

Onde e quando: De 30 de agosto a 15 de outubro, por meio do site mostrasururu.com.br

Quem pode participar: Filmes de até 30 minutos, realizados em Alagoas a partir de janeiro de 2018

Mais informações: 99827-3649 e sururumostra@gmail.com

Fonte: Raphael Barbosa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos