Inmeq destrói produtos irregulares apreendidos em AL

Produtos que não podem ser usados serão destruídos na manhã desta terça-feira (18), às 10h, no estacionamento lateral da sede do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/AL), no bairro do Canaã. São itens de produtos irregulares apreendidos em operações realizadas pelo órgão em 2012 e 2013, por estarem fora dos padrões de fabricação e comercialização definidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Entre os itens estão eletrodomésticos, panelas de pressão, filtros de água de cerâmicas para escolas, brinquedos, embalagens plásticas para o armazenamento de álcool, cadeiras de crianças para veículos automotores, cadeiras plásticas para bares e restaurantes, lanternas, materiais elétricos como plugues, lâmpadas, tomadas, luminárias e outros.

A ausência de certificação, ou seja, do Selo de Qualidade do Inmetro, é o principal problema encontrado nos produtos apreendidos. Por não terem a garantia de que foram devidamente atestados, esses produtos representam um risco à segurança do consumidor.

Os produtos que serão destruídos fazem parte de processos administrativos já finalizados pelo o Inmetro. Os comerciantes pegos em flagrante respondem a processo, no qual lhes foi dado o direito de defesa, com a apresentação de notas fiscais e documentos comprobatórios da origem dos produtos. A destruição segue orientação do Inmetro, vai acontecer por que todos os recursos já foram esgotados.

Destino

O material destruído vai ser recolhido pela Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila), que fará uma triagem e, o que tiver aproveitamento, será processado; o que não servir mais para nada será descartado.

Fonte: Ascom/Inmeq

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos