Governo de AL investiu R$ 1,5 milhão no Programa de Inclusão Digital

Pesquisa do IBGE que investigou o acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, realizada em 2005, foi repetida em 2011 e constatou que Alagoas é o estado brasileiro que mais avançou em número de pessoas com acesso à internet, aumentando em mais de 400% o volume de conectividade à rede mundial de computadores.

O significativo avanço fica constatado na comparação de dados, já que em 2005 apenas 7,6% dos alagoanos tinham acesso à internet. Em 2011, este número aumentou para 34,3%. Segundo o levantamento, a média de acesso no Nordeste é de 25,1%. Já o crescimento nacional foi de 143,8% e o de Alagoas, muito superior a esta média, atingindo 400,3%.

O salto no percentual retirou Alagoas do pior índice do País, em 2005, lugar hoje ocupado pelo Maranhão que, com 24,1%, tem o desempenho mais baixo na nova pesquisa. O Maranhão, em 2005, estava acima do índice de Alagoas (7,6%), com 7,7% e, atualmente, está abaixo de Piauí, com 24,2%; do Pará, com 30,7% e Ceará, 33,4%. Em 2005, todos esses estavam em melhor situação que Alagoas, estado que superou os demais no percentual de crescimento. Isso se deve aos programas e projetos governamentais implantados no Estado nos últimos anos.

A inclusão digital tem ocorrido por meio de programas estaduais e federais. No âmbito estadual, o Governo de Alagoas investiu R$ 1,5 milhão no Programa Alagoano de Inclusão Digital, através do projeto Digitalagoas, o qual responde pela implantação de 50 telecentros no Estado, dos quais 38 já estão em funcionamento, em 26 municípios diferentes. Coordenado pelo Itec – Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas, o projeto deve inaugurar os 12 restantes até o final de 2013. Somente em cursos de informática básica, em apenas 20 telecentros, 1.200 pessoas já foram beneficiadas com capacitação.

Já o governo federal, por meio do projeto telecentros.br, em Alagoas, prevê a instalação de 20 unidades, das quais quatro já estão em funcionamento: um na Ponta da Terra, no Ponto de Cultura Quilombo dos Orixás, outro na Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), outro na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e um em Murici. Os demais serão inaugurados até agosto deste ano, sendo oito no interior e 12 na capital. Os municípios contemplados são Viçosa, Santana do Ipanema, Penedo, Coruripe, Marechal Deodoro e Rio Largo.

Fonte: Cristina Sampaio/Ascom Secti

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos