Moradores de Japaratinga acham moedas da época do Brasil Colônia

TV Globo/ReproduçãoTV Globo/Reprodução

Moedas da época do Brasil Colônia foram encontradas pelos moradores na cidade de Japaratinga, no litoral norte de Alagoas, e provocaram uma corrida do ouro.

A notícia dos achados históricos levou os moradores da cidade turística, a 115 km de Maceió, a uma corrida por ouro e prata. “Vendi por R$ 1 mil. Eu tenho uma no valor de R$ 2,5 mil”, diz uma mulher.
A moeda é da época do Brasil Colônia. Em 1808 a região foi colonizada principalmente por holandeses.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, as moedas pertencem à União. Não podem ser vendidas, o que é crime, mas os moradores parecem não se preocupar. Eles estão mobilizados na procura, deixando rastros. Nem a tubulação de água foi poupada.

Crianças, idosos, todos decidiram passar o Natal em busca da fortuna enterrada e a disputa entre eles é grande. Na mesma região, no litoral norte do estado, foram encontradas moedas em 2004 que estavam em uma botija na cidade de Maragogi.

O Iphan informou que vai mandar um arqueólogo avaliar o terreno em Japaratinga. Enquanto isso, os candidatos à fortuna escondida continuam a procura por essas raras moedas que deveriam ser levadas para museus.

Fonte: Bom Dia Brasil/Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos