Famílias com benefício bloqueado precisam atualizar cadastro

Cadastro Único deve ser feito até o dia 14 de fevereiro de 2014.

Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Maceió, que deveriam ter realizado a atualização cadastral até o dia 13 de dezembro e não fizeram, precisam procurar a sede do Cadastro Único até o dia 14 de fevereiro de 2014, para evitar o cancelamento do benefício.

A atualização dos dados cadastrais é necessária, neste momento, apenas para famílias que tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado. Elas têm até o dia 14 de fevereiro para que o responsável, que é o titular do cartão de saque, procure um posto de atendimento – no caso de Maceió, a sede que fica na Rua Barão de Atalaia, 753, no bairro do Poço – e faça o recadastramento.

Segundo o coordenador do Cadastro Único em Maceió, Daniel Cavalcanti, as famílias que não realizarem o recadastramento dentro do prazo, terão benefício bloqueado na folha de janeiro e deverão comparecer à sede do CadÚnico para fazer atualização cadastral. “Após regularizada a situação, as famílias voltarão a receber normalmente o benefício, inclusive com a liberação do valor bloqueado, a partir do mês de fevereiro”, explicou.

“O recadastramento é um instrumento de controle social. Sempre que houver qualquer alteração nos dados informados anteriormente, o beneficiário deve procurar a gestão municipal e realizar a atualização do cadastro. Caso não tenham nenhuma modificação nos dados informados, a família deverá, obrigatoriamente, procurar a gestão para atualizar o cadastro a cada dois anos, contados a partir da data da última atualização”, completou a secretária de Assistência Social, Juliana Vergetti.

Para a atualização, é necessário que o titular do cartão saque apresente original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos, certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para menores com idade entre 07 e 17 anos.

A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família. Qualquer alteração – como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar – deve ser comunicada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da Coordenação Municipal do Programa Bolsa Família.

As pessoas que perderem o prazo de 14 de fevereiro terão automaticamente o benefício cancelado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Fonte: Flávia Duarte/Ascom Semas

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