AL vai sediar curso de gestão estratégica

Alagoas vai sediar, entre os dias 5 e 23 de abril, a segunda fase do curso Internacional de Gestão Estratégica de Desenvolvimento Local e Regional, com a participação de professores de vários países da América Latina. O encontro será realizado na Escola de Governo Germano Santos, e pretende capacitar agentes para a execução de planos estratégicos de desenvolvimento regional e local.

O curso vai promover discussões sobre gestão econômica, social, ambiental e política, baseadas nos seguintes temas: Política Nacional de Desenvolvimento Regional; Metodologia para a Elaboração de Estratégias de Desenvolvimento Local e Regional; além de palestras sobre Diagnósticos, Potencialidades e Vocações.

Um dos palestrantes convidados é o secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), Sérgio Moreira, que fará, no dia 12, uma abordagem sobre as Estratégias de Desenvolvimento de Alagoas. No dia 13, uma das convidadas é a doutora em Economia Pública, Planejamento e Organização pela Universidade de Paris I, Tânia Bacelar, que irá proferir o seminário sobre Políticas de Desenvolvimento Regional.

Durante o curso serão realizadas palestras, oficinas de trabalho e visitas de campo à mesorregião de Xingó, que abrange os municípios de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Carneiros, São José da Tapera, Pão de Açúcar e Palestina.
Segundo a técnica da Seplan, Maria Yvone Loureiro, as visitas feitas ao território de análise são importantes para respaldar, de forma prática, tudo o que foi aprendido durante o curso.

“É a melhor estratégia para aprendermos a aplicar os conceitos que aprendemos. A princípio faremos visita ao município de Santana do Ipanema, e num segundo momento iremos a Pão de Açúcar”, afirma a técnica, explicando que a escolha da mesorregião de Xingó se deve ao fato de ser uma área contínua que integra o Projeto Xingó e o Programa Territórios da Cidadania, do governo federal.

“Estamos promovendo um diálogo direto com os gestores públicos desses sete municípios para que eles possam tomar como exemplo a organização dos planos de desenvolvimento produzidos pelos participantes do curso”, conclui Maria Yvone.

O curso Internacional de Gestão Estratégica do Desenvolvimento Local e Regional é uma promoção do Ministério da Integração, em parceria com o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento. O evento conta com o apoio, da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), da Escola de Governo Germano Santos, do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos