João Beltrão tem prisão decretada e já é considerado foragido

Priscylla Régia/Alagoas24horas/ArquivoDeputado João Beltrão, na época em que foi preso na Operação Ressugere

Deputado João Beltrão, na época em que foi preso na Operação Ressugere

A Polícia Civil de Alagoas já considera foragido o deputado eleito João Beltrão (PMN) – que teve o registro da candidatura negado com base na Lei da Ficha Limpa. Ele teve a prisão decretada pelos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital. Beltrão é acusado de participação no assassinado do cabo José Gonçalves, em 1996.

A polícia esteve na manhã desta terça-feira, dia 8, na casa de João Beltrão, em um condomínio de luxo no bairro do Tabuleiro do Martins. Segundo a assessoria da Polícia Civil, foram expedidos mandados de prisão e busca e apreensão, mas o acusado não foi encontrado no local.

João Beltrão é apontado, junto com o ex-deputado federal Francisco Tenório e o deputado estadual Antônio Albuquerque, como autor intelectual do assassinado do cabo Gonçalves. O crime aconteceu em um posto de combustível no bairro da Serraria e teria sido tramado em uma propriedade do vice-presidente da ALE, Antonio Albuquerque, em Limoeiro de Anadia.

Segundo informações do Minsitério Público, o pedido de prisão preventiva contra João Beltrão foi apresentada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e 1ª Promotoria do Júri no último dia 3 de fevereiro – e a prisão foi decretada pelos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital no mesmo dia. Ele foi denunciado por homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha armada.

Beltrão conseguiu voto suficiente para ser eleito nas últimas eleições para deputado estadual, mas teve o registro da candidatura cassada com base na Lei da Ficha Limpa. A decisão sobre a validade da candidatura tramita no Supremo Tribunal Federal. A votação está empatada (5 x 5) e aguardando a posse do novo ministro para se ter uma decisão final. Caso consiga manter a candidatura, João Beltrão volta a ter foro privilegiado.

De acordo com o MP, João Beltrão também é acusado em outros crimes de mando que estão sendo investigados pelo Gecoc.

Tenório

Na semana passada, o ex-deputado federal e delegado da Polícia Civil Francisco Tenório foi preso acusado no mesmo crime que João Beltrão e está recolhido na Casa de Custódia da Polícia Civil.

Tenório não foi reeleito e perdeu o foro privilegiado. Ele foi preso em Brasília.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos