Asplana reúne fornecedores e líderes do setor em palestra

A Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana) realizou uma palestra sobre formação do índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) e dos preços da cana na manhã de hoje, no Hotel Enseada, na Pajuçara.

Mais de 100 participantes, entre fornecedores, líderes de classe e outros convidados, assistiram à palestra da doutora Heloísa Lee, do Centro de Estudos Avançados e Economia Aplicada (Cepea), unidade da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), localizada em Piracicaba (SP). E, em seguida, a explanação do engenheiro químico da Associação dos Plantadores de Cana de Pernambuco, Jorge Guedes, sobre o mesmo tema, ATR e formação de preços.

Em sua exposição, a doutora falou da necessidade de estreitar a relação com os fornecedores de Alagoas e de como funciona o trabalho do Cepea, que é responsável pela divulgação mensal dos indicadores de preços do açúcar e do álcool. Segundo ela, para obter esse indicador, a equipe do Cepea pesquisa como funciona o mercado, depois estabelece uma rede de contatos e ouve tanto a usina quanto o consumidor. Um trabalho que evoluiu e, hoje, não serve de base apenas para o pagamento da cana.

“Há mais de dez anos realizamos esse trabalho, que, hoje, tem muita credibilidade. Percebemos que, apesar dos indicadores serem divulgados para o pagamento da cana, também têm sido utilizados como referência de mercado, ou seja, para negociação de álcool e açúcar pelas distribuidoras. E, inclusive, para pagamento de bônus de funcionário. O fornecedor de cana precisa acompanhar esse crescimento das oportunidades do setor que está num momento ímpar”, afirmou Lee.

Satisfeito em ver o auditório lotado, o presidente da Asplana reafirmou a luta da entidade em melhorar a remuneração dos fornecedores. “A presença da doutora Heloísa Lee é o começo para a melhoria do preço da cana-de-açúcar. Hoje, 83% da classe é composta por pequenos produtores, que produzem abaixo de mil toneladas, e ganham de um a dois salários mínimos. A Asplana está lutando pelo preço ideal da cana, vamos trabalhar juntos”, declarou Lopes.

Além de toda diretoria da Asplana, estiveram presentes no evento o representante do secretário Estadual da Agricultura, Carlos Palmeira; o presidente da Faeal, Álvaro Almeida; o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, Raimundo Nonato; o presidente da Associação dos Plantadores de Sergipe, José Amado; o presidente da Coplan, Fernando Rossiter; o coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar do Ceca/Ufal, Geraldo Veríssimo; e o representante da Codevasf, Luis Carlos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos