Cheia do São Francisco preocupa população ribeirinha

O elevado nível do Rio São Francisco fez a lagoa do Tororó, no município de Pão de Açúcar, inundar. Por enquanto não há desabrigados na cidade, mas os donos de propriedades construídas próximas ao leito do rio, estão preocupados. Situação mais crítica estão enfrentando os municípios de Belo Monte, Porto Real do Colégio, Penedo e São Brás, que já anunciaram seus desabrigados.

Esta é a segunda cheia do rio. A primeira aconteceu em 2003, junto com as chuvas que deixaram centenas de famílias sem moradia. Este ano não há chuva, o drama vivido é o da falta d’água, que castiga homens e animais.

As informções do município dão conta de que o abastecimento de água naquela região está se dando por meio de carros-pipa, mas ainda é primordial a intervenção do Governo Federal no apoio às famílias.

As autoridades aproveitam para alertar moradores e turistas, que costumam frequentar o rio nesta época, para os perigos de afogamento, visto que está mais fundo que o normal e com forte correnteza.

Minhas Gerais

A Cheia do velho Chico também está castigando algumas cidades de Minhas Gerais. Naquele Estado, algumas cidades que ficam à margem do rio, a 600 Km de capital, estão debaixo d’água.

A situação considerada mais grave acontece em Januária, onde metade da cidade está alagada e quase cinco mil pessoas foram encaminhadas para abrigos improvisados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos