Delmiro Gouveia receberá campus da Ufal

O município de Delmiro Gouveia, no alto sertão alagoano, começa a escrever uma nova página na história da educação. Após anos de luta, o município foi contemplado com a implantação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no sertão. A confirmação foi enfatizada pela reitora Ana Dayse Dórea, na segunda-feira, 9, durante aula magna no campus de Arapiraca.

A disputa pela instalação do campus do sertão estava sendo travada pelos municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Piranhas e a escolha de Delmiro foi determinada principalmente pela localização da cidade, que faz divisa com três Estados: Sergipe, Bahia e Pernambuco. “Para o MEC o ideal de um campus é beneficiar estudantes de outros Estados também”, explica Ana Dayse.

O aval final com detalhes sobre a implantação será sacramentado no próximo mês, quando o Ministério da Educação (MEC) define algumas medidas, inclusive a dotação orçamentária para o projeto e se haverá pólos avançados em outros municípios.

De acordo com a reitora, na proposta enviada ao MEC, o volume de recursos para implantação e funcionamento do campus fica em torno de R$ 20 milhões. “Este é o valor que consideramos necessário, mas o MEC pode aprovar valor inferior”, avisa a reitora.

A implantação de um ou dois pólos avançados também dependerá do volume de recursos liberados pelo governo Federal. Quanto aos municípios contemplados, ela adiantou que Santana do Ipanema tem chances superiores a Piranhas, Pão de Açúcar e Mata Grande.

Comemoração

Para o prefeito Marcelo Lima, o campus da Ufal em Delmiro é uma grande conquista para o povo delmirense, que terá ensino gratuito e de qualidade. “Estou muito feliz em poder participar desse momento histórico para o nosso município. A instalação do campus da Ufal em Delmiro trará não somente o ensino gratuito de qualidade, mas desenvolvimento para toda essa região. Acho que estamos todos de parabéns, principalmente a sociedade organizada que foi às ruas e exigiu a instalação da Ufal aqui”, disse Marcelo.

Para a implantação o campus, o prefeito já havia se comprometido com a reitora Ana Dayse que doará um terreno de 30 hectares localizado no bairro Chácaras e uma contrapartida de R$ 500 mil. “Estarei dispensando todo e qualquer esforço que for necessário para a implantação do campus, que dará um novo rumo na educação dessa região”, frisou o prefeito.

Fonte: Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos