Congresso de algodão analisará políticas e o comércio global

Cadeia produtiva irá avaliar situação atual da cotonicultura mundial e analisar como ampliar a competitividade

Com o tema "Algodão, uma Fibra Natural", será promovido de 29 de agosto a 1o de setembro, no Centro de Convenções de Salvador, o V Congresso Brasileiro de Algodão, uma promoção conjunta da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do governo da Bahia.

Realizado a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Algodão 2005 dá continuidade e amplia as discussões em torno do tema do último evento, promovido em Goiânia, que tratou do "Perfil do Algodão como Fibra Renovável" e estabeleceu duas diretrizes: que a maior eficiência do setor seria conquistada através da aplicação de tecnologias modernas e de baixo impacto ambiental, e que o aumento do market-share se daria a partir de uma ação conjunta de todos os agentes da cadeia produtiva.

"Este ano faremos um amplo debate sobre três temas pontuais: Comércio Global, Algodão Responsável e Política Nacional versus Realidade", diz João Carlos Jacobsen Rodrigues, presidente do Fundeagro e da Comissão Organizadora do Congresso. Em paralelo a esses assuntos macroeconômicos e ambientais, os participantes têm à disposição uma ampla grade de debates e atualização técnica, composta por oito mesas-redondas, quinze salas especializadas e cinco minicursos, que abordarão desde "Propriedade Intelectual de Tecnologia" e "Doenças do Algodoeiro" até "Novas Máquinas para a Cultura do Algodoeiro" e "O Agronegócio Familiar: Casos de Sucesso".

Serão realizados também seis eventos paralelos: As Regras de Contratos Internacionais (duas sessões); II Encontro Nacional para o Controle do Bicudo; II Fórum Nacional de Controle Legislativo de Pragas do Algodoeiro; II Reunião sobre Manejo de Resistência de Pragas a Pesticidas; Estratégias e Táticas de Uso Correto da Tecnologia de Algodão-Bt no Brasil, e Reunião dos Descritores de Algodão para Fins de Registro e Proteção de Cultivares. Estão ainda agendadas três reuniões setoriais: da Associação Brasileira dos Classificadores de Algodão, do Grupo Brasileiro dos Consultores de Algodão, e da Abrapa – Associação Brasileira de Produtores de Algodão.

Inscrições

O congresso é aberto a pesquisadores, produtores, empresários, investidores e representantes dos setores de máquinas, defensivos, fertilizantes, sementes, implementos, beneficiamento, indústria têxtil e confecções, além de segmentos de apoio como logística, armazenamento, classificação, certificação e sistema financeiro.

As inscrições já estão abertas e até 15 de agosto a taxa para o Congresso é de R$ 410,00 por pessoa e, para o minicurso, de R$ 65,00. Estudantes de graduação ao curso técnico têm 50% de descontos. Informações e reservas podem ser obtidas na Internet, na página www.cbalgodao.com.br, pelo e-mail cba@winproducoes.com.br ou pelo telefone (62) 241.3939.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos