Economistas discutem políticas de desenvolvimento regional

Roberto Smith fala sobre a crescente integração da economia nordestina à economia brasileira durante o Fórum BNB de Desenvolvimento

"O Nordeste e a Política de Desenvolvimento" é o tema de um dos painéis do Fórum BNB de Desenvolvimento, que acontece hoje e amanhã, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza. O presidente do BNB, Roberto Smith, mostrará os principais aspectos da crescente integração da economia nordestina à economia brasileira.

"Essa integração só pode ocorrer se houver meios de intermediação e logística, sobretudo ferroviária, portuária, energética e também de gasodutos. No Banco, estamos trabalhando muito em função disso", destaca Smith. Além do presidente do BNB, participam do painel o deputado federal José Pimentel e os professores Nilson Holanda, da Universidade de Brasília (UNB), e Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O Fórum BNB de Desenvolvimento faz parte da comemoração dos 53 anos de existência do Banco do Nordeste. Este ano, o evento terá como tema principal o legado da obra do economista Celso Furtado para o Nordeste. O primeiro painel do Fórum, presidido pelo diretor de Gestão do Desenvolvimento do Banco, Pedro Eugênio Cabral, abordará o tema "O pensamento de Celso Furtado: do GTDN aos dias de hoje".

Programação

A programação conta ainda com os painéis "O Nordeste e as transformações da economia mundial", coordenado pelo professor Pedro Jorge Vianna, da Universidade Federal do Ceará, e ainda "50 anos de BNB e o desenvolvimento regional", presidido por Antônio Rocha Magalhães, do Banco Mundial.

O evento terá ainda duas sessões especiais: a primeira é da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), que acontece na tarde do dia 18, tratando da desigualdade regional e diferenciais de salários. A segunda, do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), ocorre na manhã do dia 19, com o tema: "Da fantasia à construção: desafios e opções para o Nordeste". Paralelamente ao Fórum, ocorre ainda o X Encontro Regional de Economia da Anpec, que conta com 17 sessões simultâneas, que discutirão diversos temas de interesse da economia regional.

No encerramento, o BNB vai premiar os melhores microempreendedores do ano, nas categorias Comércio, Indústria e Serviços, com o Prêmio BNB de Microcrédito. Também no final da tarde do dia 19, ocorrerá a entrega do Prêmio BNB de Economia Regional, contemplando artigos inéditos de pesquisadores de instituições nacionais ou internacionais, nas categorias profissional e universitária.

Programação cultural

O Centro Cultural do Banco do Nordeste comemora seus sete anos de existência com programação cultural específica também na próxima semana. Entre as principais atrações, a abertura das exposições "Chico da Silva em três dimensões", com curadoria de Roberto Galvão, e "Perfume azul", do artista Maurício Coutinho, o lançamento do programa "Trem da história", shows do cantor e compositor baiano Xangai e do Quinteto Agreste, e espetáculos infantis com a cantora, compositora e atriz Bia Bedran e com a Bandinha de Lata da Fundação Casa Grande, do Cariri cearense.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos