Após 60 anos, 57% dos americanos apóiam bomba contra Hiroshima

Passados 60 anos desde que os Estados Unidos lançaram bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki para pôr fim à Segunda Guerra Mundial, a maior parte dos norte-americanos concorda com a decisão de usar as armas naquele momento, mostrou uma pesquisa de opinião.
Em um museu de aviação localizado a oeste de Washington, uma longa fila de turistas esperava para ver o Enola Gay, o avião bombardeiro B-29, dos EUA, que jogou a primeira bomba atômica contra a cidade de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945.

A aeronave prateada e brilhante, com uma envergadura de 43 metros e um peso total, quando totalmente carregado, de 63.500 quilos, domina um hangar onde há vários aviões militares e civis, desde um caça kamikaze do Japão ao primeiro avião a jato de passageiros da história.

Greg Culpepper, de 55 anos, um veterano da Força Aérea dos EUA, disse não ter dúvidas de que o presidente Harry Truman tomou a decisão correta 60 anos atrás.

"Se Truman não tivesse jogado aquela bomba, pense quantos americanos não teriam morrido em uma eventual invasão (do território japonês)", afirmou.

A bomba jogada pelo Enola Gay, de 4,5 toneladas, matou instantaneamente 78 mil pessoas e outras 140 mil nos dias que se seguiram à detonação dela. Uma pesquisa do instituto Gallup, feita com 1.010 adultos norte-americanos e divulgada nesta semana, mostrou que a opinião de Culpepper é também a da maioria dos moradores dos EUA.

Segundo a pesquisa, 57 por cento dos entrevistados aprovavam o uso das bombas contra Hiroshima e Nagasaki, enquanto 38 por cento disseram desaprovar a medida.

O Gallup afirmou que os números mais recentes eram semelhantes aos de 1955, quando 59 por cento dos entrevistados disseram ser favoráveis ao uso das bombas atômicas e 38 por cento, contrários.

O dentista da Flórida Robert Gleiber disse que as perdas civis do Japão eram tristes, mas que a alternativa era uma invasão sangrenta do país asiático.

"Truman foi responsável por salvar centenas de milhares, ou mesmo milhões, de vidas, tanto japonesas quanto norte-americanas", disse. "Os japoneses eram fanáticos e iriam lutar até o último homem".

A estudante Chelsea Gelbart, de 14 anos, que participava de uma visita ao museu, discordou da opinião da maioria dos entrevistados.

"Mesmo sendo uma guerra, aquilo foi um desastre e não alguma coisa da qual deveríamos nos orgulhar", afirmou. Segundo Gelbart, os EUA deveriam ter feito um teste com a bomba no oceano a fim de convencer o Japão a se render.

Fonte: Último Segundo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos