Escolas discutem educação ambiental

Cerca de 35 escolas da rede municipal de ensino participaram hoje, da oficina preparativa para a II Conferência Infanto-juvenil pelo Meio-Ambiente nas Escolas. Na palestra, que aconteceu no auditório do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb), professores e alunos de 5ª a 8ª série debateram temas como mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional e diversidade étnico-racial nas escolas.

De acordo com o coordenador do Creamb, Fernando Veras, a oficina serviu de subsídio para que os educadores da rede comecem a desenvolver o tema nas salas de aula, para realização da conferência, que acontece dentro das atividades do Programa Vamos Cuidar do Brasil, em Brasília, de 5 a 9 de dezembro. A Conferência do Meio-Ambiente na sala de aula tem o objetivo de convidar a comunidade para opinar, sugerir e se comprometer com as ações definidas durante as atividades.

A reunião também contou com a presença de representantes do Núcleo de Reflexão, Estudo e Pesquisa sobre Diversidade Étnico-Racial (Neder) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os integrantes do Núcleo falaram sobre a importância da diversidade étnico-racial nas escolas e apresentaram as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

CONFERÊNCIA

– A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é uma realização do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, por meio dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. A iniciativa é um processo de mobilização para a formação de comunidades sustentáveis. Essa é a segunda edição da proposta, que em 2003 reuniu mais de cinco milhões de brasileiros em torno da idéia. A finalidade de todo o processo da conferência é a mobilização que acontece na escola e na comunidade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos