Maceió sedia Simpósio Internacional sobre Ecossistemas

Começa amanhã, no Hotel Jatiúca, o II Simpósio Internacional sobre Gestão Durável dos Ecossistemas “Prospectiva das Savanas, Cerrados, Caatingas e Tabuleiros Costeiros”. O simpósio “Jardim Planetário – Prospectiva das Savanas” terá o objetivo de estudar as melhores condições, no futuro, de gestão das zonas de savanas tropicais e reunirá professores e pesquisadores de vários países.

O último Simpósio Jardim Planetário aconteceu em Chambery, na França, e trabalhou o ecossistema montanhas.
Serão examinados em particular, segundo explica a professora Vera Dubeaux, os constrangimentos ecológicos, sociais e econômicos associados ao desenvolvimento destas regiões, a partir de três objetivos: o desenvolvimento sustentável, o interesse econômico e a equidade social.

Organizado em Maceió, este simpósio permitirá uma aproximação, fundada em experiências concretas realizadas no Brasil das savanas e também, mais particularmente, no Nordeste brasileiro, profundamente atingido pela seca e, em alguns lugares, já transformados pela “revolução verde”.

Serão examinados, em particular, os impactos do desenvolvimento da exploração das Caatingas sobre a Mata Atlântica vizinha ou ainda sobre os recursos e os ecossistemas aquáticos do rio São Francisco (bacia fluvial do São Francisco).

De acordo com informação da professora do CECA, Vera Dubeaux, são sobre estes fundamentos: desenvolvimento sustentável, interesse econômico e equidade social, que serão baseados o trabalho, propondo orientações à longo prazo para as políticas agrícola e para o manejo das savanas.

Na programação do evento consta, ainda, visita do complexo hidroelétrico do Xingó e aos “sites” naturais, agrícolas e industriais da região das caatingas do Sertão. A visita permitirá igualmente a observação de diferentes espaços de caatingas nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Piranhas. Paralelamente haverá oficinas no auditório do Instituto Xingo.

O evento contará com a participação direta da Ufal, Embrapa, Ibama, Codevasf, Sebrae, IEL/FIEA, FEAAL, Instituto Xingo, Chesf, Prospectiva 2100, Cired, governo do Estado e prefeitura de Maceió. Mais informações pelo site www.propep.ufal.br ou fone: 3 214 1069

Fonte: Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos