Insulina é próximo tema do Ciclo de Palestras no PAM Salgadinho

O ciclo de palestras promovido pelo programa de atendimento a portadores de hipertensão e diabetes do PAM Salgadinho terá, na próxima quinta-feira (06), a palestra “Preparação e aplicação da insulina e cuidados com os pés”, com a enfermeira Izabel Cristina.

Ontem, a psicóloga Valquíria Manzoni abordou o tema “Estresse e qualidade de vida”, para um público de 35 idosos portadores de hipertensão, no auditório da unidade de saúde.

No final da palestra, todos ganharam camisetas do programa, que tem integrado e elevado a estima dos portadores de hipertensão e diabetes, além de incorporar conceitos de qualidade de vida ao tratamento desses pacientes. É o caso do aposentado José Antônio da Silva, que há três anos trocou a agitação de Campinas/SP pela tranqüilidade de Maceió.

“O modo de viver do Nordeste é bom demais: o clima, o ar menos poluído, a segurança, as paisagens, sem falar que em Maceió tudo é mais perto. Antes, eu percorria 250 km para ir á praia e, agora, só 20km”, conta o idoso, que mora no Clima Bom II.

O trabalho realizado no PAM Salgadinho tem gerado outras iniciativas em benefício dos idosos. De acordo com a assistente social Analice Oliveira, que coordena o programa, este ano uma turma de idosos recém-alfabetizada estará se formando.

A idéia de ensinar pessoas com mais de 40 anos de idade a ler e escrever surgiu nos grupos formados nas palestras e foi viabilizada graça a uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“Muita gente tinha vergonha de voltar a estudar. Mas como está no meio de pessoas com a mesma faixa de idade e com as quais convive quinzenalmente, a vergonha deu lugar à alegria de poder pegar um ônibus ou ler a bula de um remédio sem depender de alguém”, afirmou Analice.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos