Entrega de medalhas e show de João Bosco no aniversário do Deodoro

O Dia da Proclamação da República está sendo comemorado em grande estilo em Alagoas. Além da inauguração da obra do Memorial à república, realizada pelo Governo de Alagoas que trouxe a Maceió o vice-presidente da república José Alencar; a população desfrrutou de shows de artistas nacionais e se prepara para a solenidade de comemoração dos 95 anos de fundação doTeatro Deodoro.

Durante o evento, realizado hoje a partir das 20h, será entregue a Medalha do Mérito Jorge de Lima, a personalidades ligadas à área cultural. Além da exposição “Fichário Teatral”, no hall do Teatro, consta na programação apresentação de um vídeo sobre a história do Teatro Deodoro e o show de João Bosco e da orquestra de Alagoas.

As personalidades homenageadas durante a solenidade são Elias Procópio, presidente da Associação dos Violeiros de Alagoas; a atriz e escritora, Anilda Leão; Pedro Onofre, dramaturgo alagoano; Paulo Goés, diretor-presidente dos teatros do Estado de Alagoas; Homero Cavalcante, teatrólogo, professor da Ufal e um dos fundadores da Associação Teatral Alagoana (ATA) e Sérgio Xavier, secretário do Fomento do Ministério da Cultura.

Também receberão a Medalha do Mérito Jorge de Lima, Pierre Chalita, artista plástico e criador da fundação que leva o seu nome. A instituição é composta por 2380 peças de seu acervo particular de objetos e obras de arte, entre os quais se destaca uma das maiores coleções de arte sacra do Brasil; Maria Emília Clark, bailarina e criadora da academia de Ballet Mundaú das Artes, objetivando a inserção social, por meio da dança de meninas e meninos carentes; Alberto Leão Maia, artista plástico, cenógrafo e, atualmente, assina a cenografia do filme “A Ilha dos Escravos”; Venuzia de Barros Melo, compositora, escritora e poetisa.
Formada pelo Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro, Venuzia foi responsável pela criação do primeiro Conservatório de Música de Maceió.

História

A inauguração do Teatro Deodoro foi realizada no 15 de novembro de 1910, marcando os 21 anos da Proclamação da República. O teatro foi palco de espetáculos produzidos por companhias regionais e nacionais.

A ribalta do Teatro Deodoro se iluminou pela primeira vez na apresentação do drama "Um Beijo", da autoria do alagoano J. Britto, representado por Lucilla Péres e Antônio Ramos.

No salão nobre do Teatro Deodoro já funcionaram a Biblioteca Pública, a Câmara dos Vereadores de Maceió e a Justiça Federal. Ali também aconteciam bailes oficiais da Intendência Municipal (hoje, Prefeitura de Maceió), os banquetes e recepções do governo do Estado, dentre os quais foram oferecidos aos presidentes da República Nilo Peçanha e Washington Luiz.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos