Nave com astronauta brasileiro faz pouso com sucesso

BBCMarcos Pontes faz pouso bem sucedido

Marcos Pontes faz pouso bem sucedido

A nave Soyuz TMA-7, que trouxe o astronauta Marcos Pontes e seus dois colegas de volta à Terra, fez um pouso bem sucedido por volta das 20h50 deste sábado (horário de Brasília) no deserto do Cazaquistão. O local exato da aterrissagem –nas imediações da cidade de Arkalyk– ainda não foi divulgado.

Depois de serem retirados da cápsula, os astronautas serão examinados por profissionais de uma equipe de resgate, que montarão uma tenda médica portátil –o brasileiro Luís Cláudio Lutiis, médico de Pontes, faz parte da equipe.

Como não havia um local específico definido para o pouso, a equipe de resgate seguiu a nave logo depois de sua reentrada na atmosfera. Um sinalizador da Soyuz facilitou a realização deste monitoramento, deixando no céu um rastro como o dos cometas.

A equipe de resgate conta com nove helicópteros russos MI-8 e três carros especiais "capazes de andar até na Lua". Segundo general Valery Korzun, primeiro vice-comandante do Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas, os veículos são úteis quando os helicópteros não conseguem se aproximar do local de pouso.

Após a saída da cápsula, os astronautas demoram algum tempo para se acostumar com a gravidade. "Parece que você está sendo puxado para o chão, os olhos giram um para cada lado e as pernas ficam tremendo quando você tenta ficar em pé", disse o general Korzun.

Cerca de duas horas após a chegada, os astronautas seguem de helicóptero para Kustanay, no Cazaquistão, onde concedem uma entrevista coletiva. Na seqüência, embarcam em um avião militar russo rumo à Moscou.

Pontes chegou à ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional) na madrugada do último sábado (1º). Ele voltou à Terra com o russo Valeri Tokariov e o norte-americano William McArthur, que já ocupavam a estação antes de sua chegada. Os astronautas Pavel Vinogradov (Rússia) e Jeffrey Williams (EUA), que acompanharam o brasileiro na viagem de ida, ficarão na ISS por pelo menos seis meses.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos