Sem-terra acampam na BR 101

Cerca de 200 trabalhadores rurais sem terra ligados à Comissão Pastoral da Terra (CPT) estão neste momento montando barracas no quilômetro 62 da BR 101, no município de Messias – próximo a Usina Bititinga – para cobrar celeridade por parte do Incra no processo de desapropriação dos acampamentos da região.

De acordo com o coordenador da CPT, Carlos Lima, o protesto é para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Alagoas (Incra) cumpra com as promessas de assentar as famílias na região.

“São mais de 500 trabalhadores esperando que o Incra resolva a questão na área. A princípio disseram faltava votar o orçamento, mas este já foi resolvido. Todo o problema é que o Incra emperra o processo. As famílias vão ficar acampadas até que a questão seja resolvida”, explicou Carlos Lima.

O bloqueio na BR fez com que o trânsito fosse desviado para evitar grande congestionamento. Segundo o coordenador do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, coronel Adilson Bispo, uma equipe do centro já está no local e o clima é tranqüilo. “Entramos em contato com o Incra e um ouvidor está indo até o local para negociar o bloqueio e agendar uma reunião entre as partes”, ressaltou.

O bloqueio reúne famílias dos acampamentos: Flor do Bosque, em Messias (onde as famílias estão acampadas há quase oito anos); Mumbuca e Bota Velha, em Murici; Pedra Redonda, em São José da Laje; São Sebastião, em Joaquim Gomes e Sítio Gordo, em União dos Palmares.

No acampamento Flor do Bosque, uma das primeiras áreas acompanhadas pela CPT no Estado (desde 1998), a aquisição da propriedade para assentamento das famílias foi um compromisso assumido em 2004 pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. Em abril do ano passado a solução do conflito foi assumida pelo Governo do Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos