TRE-AL levará ao TSE pedido de tropas federais nas eleições

Alagoas 24 Horas/ArquivoDesembargador diz que pedido ainda será analisado pelo TRE

Desembargador diz que pedido ainda será analisado pelo TRE

O pedido feito por juízes eleitorais de algumas comarcas do interior do Estado para garantir a segurança nestas eleições será levado ao Tribunal Superior Eleitoral até esta quarta-feira. A informação é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, José Fernando Lima e Souza, que esteve na posse do desembargador José Carlos Malta Marques, na sede do Tribunal de Justiça.

De acordo com Fernando Tourinho, o pedido de tropas federais nas eleições ainda será votado pelo pleno do TRE e, só então será levado para o Tribunal Superior Eleitoral. “Os pedidos devem ser feito para quatro ou seis municípios”, afirmou.

Sobre os municípios contemplados, o desembargador revelou que espera o reforço da segurança em pelo menos quatro: Flexeira, Batalha, Minador do Negrão e Rio Largo.

No dia 18 deste mês, Fernando Tourinho e representantes da Cúpula de Segurança Pública viajaram para Flexeiras, onde conversaram com o juiz eleitoral do município, Gilvan Santana, sobre o pedido feito para reforçar a segurança – o juiz foi o primeiro do Estado a fazer a solicitação.

De acordo com a reunião realizada no dia 17 de julho, a Secretaria de Justiça e Defesa Social anunciou que cerca de 2.500 homens da Polícia atuarão na segurança das eleições deste ano. Segundo o secretário, coronel Ronaldo dos Santos, o reforço da Polícia Militar chegará aos municípios que têm histórico de violência política um mês antes das eleições.

Nas últimas eleições – realizadas em 2004, para eleger prefeitos e vereadores – 28 municípios alagoanos solicitaram reforço de tropas federais para o TRE, mas só seis deles tiveram o pedido acatado pelo TSE, que foram Batalha, São Luis do Quitunde, Flexeiras, Minador do Negrão, Senador Rui Palmeira e Chã Preta.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos