Estado lança hoje Programa do Biodiesel de AL

O governador Luis Abílio (PDT), lança às 9 horas, no auditório do Palácio República dos Palmares, o programa do Biodiesel (Probiodiesel/AL), que foi oficializado pelo decreto Nº 3.261, de 28 de junho de 2006.

O objetivo do programa é implementar de forma sustentável, tanto técnica como economicamente, a produção e uso do biodiesel. Para sua execução foi firmado um acordo de cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Probiodiesel está, atualmente, com ações nos municípios de Água Branca, Arapiraca, Canapi, Ibateguara, Maribondo, Mar Vermelho e Palmeira dos Índios, onde são realizadas reuniões, seminários e cursos para a internalização do programa.

Nestas cidades estão instaladas 45 unidades produtivas, utilizando as variedades de sementes recomendadas pelo Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel (PNPB), primando-se pelo acompanhamento técnico para melhores resultados. A colheita da matéria-prima está prevista para outubro e a indústria de Óleos Vegetais de Alagoas (Oleal), por meio de contratos, firmou o compromisso de comprá-la.

Estes municípios foram selecionados no primeiro zoneamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Já foi elaborado o projeto de um novo zoneamento, incluindo mais 33 cidades aptas para o plantio da mamona e outras oleaginosas.

Outra realização do programa foi a instalação de três sementeiras, em Ibateguara, Palmeira dos Índios e Arapiraca, para o fornecimento de sementes de qualidade aos agricultores. Uma delas, a Renascer, em Ibateguara, já tem o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tornando-se a primeira sementeira oficial alagoana.

Além destas realizações, o programa conta com alguns projetos. Entre eles, a montagem de uma unidade-piloto de produção de biodiesel, em parceria com a Ufal e o projeto de formação de mão-de-obra, que está sendo elaborado pela Funesa e pelos membros do comitê gestor estadual, para que o produtor deixe de ter um perfil de subsistência e passe a ser empreendedor.

A coordenação do Probiodiesel/AL é composta pela Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento (Seplan) e Sebrae.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos