Programa Artesão Cidadão será implantado no interior

Um novo momento para os artesãos dos municípios de Paripueira, litoral Norte, e da maior cidade do Agreste, Arapiraca. As duas localidades foram selecionadas para receberem a implantação do Programa Artesão Cidadão. O início das atividades ocorrerá na próxima segunda-feira e prossegue até quarta-feira, em Paripueira, no horário das 8h às 18h, na sede da Associação Abevila. De 15 a 17 deste mês, será a vez de Arapiraca, também no horário das 8h às 18h.

Este primeiro contato será realizado pela facilitadora Denise Ramieri Araújo, que fará o levantamento de todos os dados dos artesãos locais, para realização de um pré-diagnóstico quanto à realidade artesanal nas seguintes questões: produção, matéria-prima, e as principiais dificuldades.

O Programa é uma realização da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEICS), da organização não governamental Centro CAPE/ Mãos de Minas e da Eletrobrás. Artesão Cidadão consiste no crescimento do profissional, oferecendo oficinas para que conheça melhor a sua atividade, produza com
qualidade e encontre estratégias eficazes para comercialização.

Os benefícios da organização em cooperativa e associações serão os principais temas expostos nas palestras. As facilidades deste formato de trabalho viabilizam: aquisição de matéria prima com menores preços; melhor
qualidade na produção; melhores prazos para pagamentos aos fornecedores; uso coletivo de equipamentos de trabalho; compartilhamento dos custos; maior chance de conseguir parcerias e poder para reivindicar ações junto às instituições públicas e privadas.

“A idéia é que os artesãos sejam valorizados pela sua arte como profissionais”, argumenta o secretário Alberto Cabús, destacando que a implantação do Programa Artesão Cidadão aqui no Estado irá atender inicialmente 60 artesãos das cidades de Paripueira e Arapiraca.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual do Artesão Empreendedor (Prearte) da SEICS, Joceli Fernandes, a vinda deste Programa irá proporcionar a criação de uma identidade do artesanato produzido nas cidades de Paripueira e Arapiraca. “Serão trabalhados temas como empreendedorismo, associativismo/ cooperativismo, gestão empresarial e serão ministradas oficinas de design, na criação de produtos trabalhados especificamente por cada comunidade”, finaliza Joceli Fernandes.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos